NOTA DE ESCLARECIMENTO

Não procede a informação que circulou, hoje (26), nas redes sociais, de que uma jovem que infelizmente veio a falecer ontem (25), no Pronto Socorro de Ibatiba, teria morrido em decorrência do coronavírus e a informação não teria sido divulgada pelas autoridades. Inclusive, a disseminação dessa informação ganhou força devido aos pedidos, atribuídos aos familiares, para que não houvesse aglomeração no funeral.

Acontece que os procedimentos do funeral, neste momento atende às regras estabelecidas no Decreto 047/2020 e devem ser adotados durante esse período de situação de emergência em saúde pública no município.

Esclarecemos ainda que a jovem não se enquadrava em caso suspeito, conforme definição da Nota Técnica (01/22 – SESA –ES) que estabelece parâmetros para notificações referentes à COVID-19, portanto, não havia evidência nenhuma que levasse a considerar a possibilidade da jovem ter falecido devido ao coronavírus, o que, é preciso ficar claro, não quer dizer que fica excluída essa possibilidade, tendo em vista que, perante uma pandemia, ninguém está isento de contaminação, mas reforçamos que O QUADRO APRESENTADO NÃO ERA COMPATÍVEL COM CORONAVÍRUS.

Registramos também que não há interesses por parte do Poder Público de mascarar ou esconder informações, pois acredita-se que  a população bem informada é a melhor maneira de combater a disseminação dessa pandemia.

Pedimos que acompanhem as publicações oficiais e sempre consultem às autoridades para informações confiáveis.

Por fim registramos nosso mais profundo pesar pelo óbito tão precoce dessa jovem advogada com futuro brilhante pela frente e desejamos força à família e a classe da OAB Capixaba.

Publicado em quinta-feira, 26 de março de 2020