Técnicos visitam agroindústrias de Ibatiba para apresentar mudanças na legislação do SIMI

As agroindústrias de origem animal de Ibatiba foram visitadas, nesse começo de ano, pelos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, para esclarecimento sobre o processo de equivalência dos serviços de inspeção municipais (SIMI) com o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), ao qual o município está em processo de adesão. Todos os produtores que possuem selo foram visitados.

A equivalência dará aos consumidores a garantia da padronização da qualidade dos produtos, e para os produtores, a certificação é uma possibilidade de abertura de novos mercados, e consequentemente de aumento de renda, já que permitirá que os produtos, que podiam ser comercializados apenas no município,  possam ser comercializados em todo o território capixaba.

“Estamos na fase de visita e mostrando a mudança da lei e a possibilidade de equivalência da fiscalização municipal com as agroindústrias do estado, assim permitindo comercializar no estado todo, além de divulgar as agroindústrias e o município”, destacou o zootecnista Wiliam de Abreu Miranda e coordenador geral do Serviço de Inspeção Municipal de Ibatiba – SIMI.

Willian também registrou que, nesse processo de adesão, o Idaf tem promovido capacitações para a equipe técnica do município e que a implantação definitiva da equivalência em Ibatiba acontecerá após a auditoria do órgão estadual, sendo que a mesma já foi solicitada.

*Além do Wiliam, também respondem tecnicamente pela SIMI, como supervisor,  o Chefe de Divisão de Vigilância Sanitária, Marcos Paula Pereira e, como inspetor, o médico veterinário, Adenir Gomes de Oliveira Junior.

Conheça a nova legislação: Lei 872/2019 e  Decreto 005/2020

Decreto http://ibatiba.legislacaocompilada.com.br/Arquivo/Documents/legislacao/image/D0052020.pdf

Lei http://ibatiba.legislacaocompilada.com.br/Arquivo/Documents/legislacao/image/LEI Nº 872-2019.pdf

Publicado em terça-feira, 17 de março de 2020