Prefeitura inicia ações de combate ao Caramujo Africano em Santa Clara

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental, realizou, em Santa Clara, no último dia 5, uma ação para controle da infestação de caramujos africanos (Achatina furica) na comunidade, visando garantir a saúde dos moradores. A ação envolveu a orientação da população e catação manual.

Foram visitadas aproximadamente 15 residências localizadas em uma área mais afastada da vila, local de onde surgiu a demanda pelo controle, devido à percepção dos moradores do aumento da população da espécie.

De acordo com o Chefe da Vigilância Ambiental de Ibatiba, Jonatan Felipe R. De Freitas,  a Secretaria de Saúde está organizando, para breve, através da parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, Cultura  e Turismo  e a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, um mutirão para novas ações na comunidade, visando ampliar as buscas e coletas e promover conscientização dos moradores sobre a forma de evitar a proliferação dessa praga agrícola e urbana, que é de fácil reprodução, principalmente nos tempos de chuva.

Jonatan também destacou que é importante que cada cidadão faça sua parte, colaborando com ações da Prefeitura no cuidado e controle em suas próprias residências, prezando pela saúde da sua família e de toda a comunidade.

Algumas dicas:

Fazer varredura no terreno para verificar se há locais onde existam focos dos moluscos;

Realizar catação manual com mãos protegidas por luvas ou sacolas plásticas;

Manter o jardim, quintal e áreas verdes limpos e capinados, descartando resto de obra, entulho, pedras e acúmulo de material orgânico (capim, folhas, galhos, etc), pois são esconderijos ideais para os moluscos;

Não jogar os caramujos lançando-os em terrenos baldios, na rua ou diretamente no lixo, o que proporcionará um incremento na proliferação desta praga em outros locais.

Publicado em terça-feira, 17 de março de 2020