Secretária de Saúde presta contas na Câmara Municipal

A Prestação de Contas Quadrimestral da Secretaria de Saúde foi realizada ontem (31), na Câmara de Vereadores, conduzida pela Secretária -Nilcilaine Hubner. A ação que é uma obrigação legal e acima de tudo um compromisso de transparência da gestão, foi um momento de apresentar números, valores e indicadores e de ter uma conversa franca sobre desafios, conquistas e metas.

Estavam presentes o prefeito Luciano Pingo; representantes do Conselho Municipal de Saúde, inclusive, seu presidente, Dr. Adalto Oliveira; o presidente da Câmara - Vereador Elias Candido; dois vereadores, Paulinho do Eucalipto e Marcus Delega; presidente do Sindipumies, Edson Saloto; além de equipe de governo e representantes da sociedade civil.

A Secretária explicou que existe uma obrigatoriedade de destinação de 15% do orçamento municipal para saúde, mas que, em Ibatiba, esse valor chegou a quase 25% nesse período, o que foi importante para abarcar as demandas, principalmente nesse início de ano marcado pelos surtos de Febre Amarela Febre Amarela e Leishmaniose, além de ter sido um período de reestruturação; com informatização dos sistemas, adequação da farmácia, contratações, reativação de consultórios odontológicos e de serviços interrompidos, além da reposição de equipamentos sucateados, entre outras ações.

Gisele Gomes de Freitas, representantes dos usuários no Conselho Municipal de Saúde, representando a Apae, como suplente, registrou que achou muito importante a prestação de contas para esclarecer a sociedade. “É uma forma transparente de ver onde nosso dinheiro está sendo aplicado e, até então, eu nunca tinha visto essa prestação ser feita ao público em Câmara Municipal e acho que esse ano nós demos um grande um passo com isso e, já passando pelo Conselho, achei uma forma bem clara que foi apresentada pela gestora. Só tenho a parabenizar a gestão por esse trabalho que está sendo feito”, declarou ela.

Adalto de Almeida Oliveira, atual presidente do Conselho e representante dos cirurgiões dentistas, lembrou que a ação além de importante é obrigatória . “Essa que vai ser feita (Prestação de Contas) hoje, ela foi aprovada pelo Conselho, em reunião extraordinária, no dia 29, e hoje estará sendo apresentada aqui à população”, explicou ele que aproveitou para cobrar uma maior interesse popular.

“Só vai construir dias melhores com a participação de cada um da população. Tá junto discutindo, dialogando, dando opinião...”, essa mensagem foi deixada pela conselheira da Saúde, Maria do Nascimento da Costa Furtado.

Publicado em sexta-feira, 01 de setembro de 2017