Mais Qualificação: Prefeitura de entrega de certificados de cursos

A Prefeitura de Ibatiba realizou na terça-feira (22), a cerimônia de entrega de certificados aos alunos que participaram de vários cursos profissionalizantes ofertados no município, nesse segundo semestre do ano. A solenidade aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores.

Os ciclos de capacitações foram oferecidos de forma gratuita e aconteceram na área da agroindústria profissional, compreendendo o curso de Degustação de Café; Classificação de Café; Culinária do Café; Decorador Arte Floral; Mulheres em Campo e Adequação de Estradas Vicinais e Construção de Caixas Secas.

As capacitações são fruto das articulações entre Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio e Sala do Empreendedor, e o Senar, tendo ainda como parceiros o Incaper, e o Ifes - Campus Ibatiba.

Um dos 79 certificados entregues foi o da oradora da noite a agricultora Marlina da Silva Amorim, que falou sobre os benefícios que os cursos trouxeram para sua vida e de tantas mulheres da agricultura familiar do município. “Esses cursos abriram um leque em nossas vidas, que antes sobrevivíamos só da colheita de café e, hoje, temos a honra de produzir nossos produtos, a Prefeitura comprar e distribuir nas escolas e assim várias portas se abriram para nós. A nossa vida mudou podendo aumentar nossas rendas, podendo ajudar nas despesas, comprar nossas coisas e poder se sentir realmente valorizadas”.

“Estamos cuidando das contas e dando oportunidade para as pessoas. É muito gratificante poder colaborar com a formação dessas pessoas, prepará-los para o mercado de trabalho, principalmente empoderar essas mulheres agricultoras”, declarou o Prefeito Luciano Pingo.

De acordo com o diretor da Sala do Empreendedor, Erick Assis, esses ciclos de capacitações fazem parte de um plano de trabalho que já qualificou mais de 800 pessoas em Ibatiba. “Nós temos concluídas 45 capacitações, totalizando 840 cidadãos mais preparados para o mercado de trabalho e nesse público mais de 70% são mulheres, e isso confirma o trabalho sério que está sendo feito para o empoderamento delas”.

Quem também falou sobre o trabalho de treinamento que as parcerias tem concretizado foi o representante do Senar, o técnico da regional Sul, Rodrigo Tomazelli Carminati. “Ibatiba tem servido como exemplo, não só pelas parcerias com o Poder Executivo, mas também pelo interesse dos produtores, produtoras, de estarem buscando as capacitações”.

O evento também foi prestigiado por secretários municipais; pelo presidente do Sindicato Patronal de Iúna, Wilson Barbosa; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibatiba, Marli Andrade; representante do Ifes, a professora Amanda Almeida Soares; representantes do Incaper, o engenheiro Agrônomo Cristiano Catheringer e o Técnico Heraldo Santos; e familiares dos concluintes.

Publicado em quinta-feira, 24 de outubro de 2019