PAEBES: Ibatiba trabalha para manter bons resultados alcançados

Na próxima semana começam a ser aplicadas, nas escolas municipais, as provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) 2019. Ibatiba espera repetir o bom desempenho de 2018.

As prova serão aplicadas no horário de aula, pelos próprios professores. Serão avaliadas as disciplinas de matemática e Português, do 1º, 2º, 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e a 3ª Série do Ensino Médio.

As notas alcançadas pelos alunos servirão para a Secretaria de Educação e as respectivas escolas analisarem o trabalho realizado e planejarem ações para a melhoria contínua da educação. Com base no resultado da avaliação, ao longo do ano letivo, a equipe técnica pedagógica da Secretaria de Educação trabalha com os descritores e simulados.

Desempenho

O resultado do ano passado foi divulgado em março desse ano e Ibatiba ficou com a segunda colocação em quatro avaliações: Escrita e leitura 2º ano e matemática e leitura 3º ano. Esse ranking é referente a regional de Guaçuí, que contempla outros 11 municípios: Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, São José do Calçado, Apiacá, Iúna, Ibitirama, Irupi e Muniz Freire.

Para o Secretário de Educação, Djalma Gonçalves, os resultados de 2018 foram muito satisfatórios e devem ser sempre melhorados. “Ficamos felizes com os resultados e trabalhamos para melhorá-los ainda mais esse ano”.

Djalma finalizou destacando o investimento em infraestrutura na rede municipal de ensino: “Com tantas reformas de escolas acontecendo, acreditamos que os reflexos positivos na educação e desempenho dos alunos, em breve, serão um dos benefícios que vamos colher”.

PAEBES

O PAEBES visa avaliar os estudantes do Ensino Fundamental e Médio do Espírito Santo das escolas da rede estadual, redes municipais associadas e escolas particulares participantes, em relação ao nível de apropriação dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática (de todas as etapas avaliadas) e, em anos alternados, em Ciências Humanas e Ciências da Natureza (a partir do 9º ano).

Os resultados são alocados em Padrões de Desempenho que são categorias definidas a partir de cortes numéricos que agrupam os níveis da Escala de Proficiência, com base nas Metas educacionais estabelecidas pelo PAEBES. Esses cortes dão origem a quatro Padrões de Desempenho, os quais apresentam o perfil de desempenho dos estudantes: Abaixo do Básico, Básico, Proficiente e Avançado.

São avaliados o 1º, 2º, 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e a 3ª Série do Ensino Médio. (fonte SEDU)

Publicado em sexta-feira, 11 de outubro de 2019