Concurso de Qualidade do Café de Ibatiba: notas das amostras superam o ano anterior

No final do setembro, com o anúncio dos vencedores, chegou ao fim o Concurso de Qualidade do Café de Ibatiba 2019.A edição, que aconteceu dentro do 16º Encontro de Produtores de Ibatiba, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, registrou uma superação da qualidade das amostras em relação a edição anterior.

Nesse ano participaram representante de 12 comunidades diferentes, ao todo 20 cafeicultores inscritos e, das amostras de café, 11 tiveram notas acima de 80 pontos na análise sensorial, pontuação que caracteriza um café de alta qualidade ou café especial, contra sete amostras que atingiram essa marca no ano anterior.

O Engenheiro Agrônomo do Incaper de Ibatiba, Cristiano Catheringer, analisa que esse resultado caracteriza uma melhora significativa na qualidade das amostras inscritas.

“O café campeão do concurso do ano passado obteve 84 pontos, já no concurso deste ano a maior pontuação foi de 87,5 pontos, que é considerado um café de altíssima qualidade e valor agregado, o que demonstra a evolução de um ano para o outro”, comentou Cristiano.

Por falar em campeão, o vencedor da categoria Natural, o produtor Gilmar de Castro Souza, do Córrego Vista Alegre, contou que já recusou R$1.200 na saca do seu café.

“Muito trabalho e dedicação porque a qualidade está do pé, mas a gente tem que manter ela no trabalho”, declarou Gilmar.

A 1ª colocada na categoria despolpado, ainda sob forte emoção, falou da felicidade da conquista: “É muito bom, motiva e compensa (participar)”.

Degustação
A degustação dos cafés do concurso ficou sob a responsabilidade da equipe da sala de provas do Incaper de Brejetuba, contando com a avaliação composta por 3 degustadores de café profissionais.

Ganhadores

Despolpado:
1º - Maria Luiza Masseni Souza – Córrego Vista Alegre;
2º - Ary José Da Silva – Córrego Carangola;
3º - Givaldo Gomes Amorim - Córrego Cachoeira Alegre;
4º - José Davino Gomes – Córrego Vista Alegre.

Natural:
1º - Gilmar de Castro Souza - Córrego Vista Alegre;
2º - Gilsinei Amorim Pereira – Córrego Cachoeira Alegre;
3º - Givaldo Gomes Amorim - Córrego Cachoeira Alegre;
4º - Jorge Ferreira Serpa – Cabeceira do Perdido.

Publicado em quinta-feira, 10 de outubro de 2019