Superação do Vício: Prefeitura mantem trabalho de grupo de apoio para fumantes que desejam parar de fumar

Superar o vício de fumar não é uma tarefa fácil, mas participar de um grupo de apoio pode ser o incentivo que faltava. Em Ibatiba, através de uma equipe multidisciplinar, a Secretaria Municipal de Saúde oferece essa possibilidade aos cidadãos que desejam parar de fumar.

A partir da demanda encaminhada pelas unidades de Saúde, são formados grupos com até 20 integrantes que participam de reuniões com profissionais; a equipe técnica fixa conta com médico, um psicólogo e um farmacêutico, podendo envolver outras áreas para atendimentos pontuais quando a necessidade for identificada.

No primeiro mês os encontros são semanais, depois passam para uma fase de manutenção que se dá inicialmente a cada quinze dias, depois trimestrais e o último encontro é semestral, fechando o ciclo de um ano de acompanhamento.

Os trabalhos incluem rodas de conversa, palestras, dinâmicas e muita troca de experiências. Os participantes também tem a possibilidade de utilizarem medicamentos antitabagismo, se prescritos pelo médico.

O grupo se reúne às segundas-feiras na unidade de Saúde Adilao almeida de Lima – Nesf (próximo ao Fórum).

Publicado em terça-feira, 10 de setembro de 2019