?Dose zero? contra o Sarampo: Secretaria Municipal de Saúde reforça convocação de responsáveis de crianças de 6 a 11 meses de idade

Em Ibatiba ainda é abaixo do esperado a procura por vacinas da tríplice viral, que protege contra o sarampo, para a faixa etária de 6 a 11 meses de vida. Da meta de vacinar 177 crianças, foram vacinadas até o momento 94 crianças, o que corresponde a 53% da meta.

A Secretaria Municipal de Saúde faz um apelo aos responsáveis de crianças nessa idade que não deixem de vacinar seus bebes porque o sarampo é uma doença contagiosa e que tem riscos de agravamento e pode até levar a morte.
Dados do Ministério da saúde mostram que nos último 90 dias a maior incidência de casos confirmados da doença no Brasil foi entre menores de 1 ano.

Dose zero

Os bebês nessa faixa etária foram incluídos recentemente no esquema vacinal devido o registro de surtos da doença no país, e eles devem tomar a “dose zero”, sem prejuízo ao esquema de vacinação normal, de outras duas doses, uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses (a tetra viral) de idade.

Vacinação

A vacina está disponível na sala de vacinas da USF Adilao Almeida de Lima (“Nesf”) próximo ao fórum, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h e de 13h às 15h.

Publicado em sexta-feira, 06 de setembro de 2019