Ibatiba participa de evento de lançamento de melhorada de café conilon propagada por semente

Representantes de Ibatiba participaram na última quarta-feira (26) do lançamento de um variedade melhorada de café conilon, uma nova cultivar propagada por semente, desenvolvida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper): a ‘Conquista ES8152’’. A variedade atende aos anseios dos cafeicultores capixabas de base familiar, que buscam por plantas mais resistentes à seca, mais produtivas e de qualidade.

Cerca de 600 pessoas participaram do lançamento, realizado na Fazenda Experimental do Incaper de Bananal do Norte, no distrito de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, no qual estava presente o governador do Estado, Renato Casagrande. Entre os presentes estavam o secretário de Agricultura, Indústria e Comércio de Ibatiba, Samuel Dias, o engenheiro agrônomo e técnico do Incaper de Ibatiba, Cristiano Catheringer, dentre outras lideranças do município e da Região.

Catheringer explicou as vantagens na nova variedade e disse que os produtores de Ibatiba interessados devem procurar o Incaper do município: “A cultivar Conquista ES8152 é a nova variedade de café conilon lançada pelo Incaper para todo o Espírito Santo. As principais características dela são a alta produtividade (74,1 sacas/ha), resistência à seca, alto vigor vegetativo e qualidade de bebida superior. Além disso, traz o benefício de ser propagada por semente, reduzindo o custo da produção de mudas. Os cafeicultores de Ibatiba interessados em realizar o plantio do conilon Conquista ES8152 devem procurar os técnicos do Incaper do município onde irão receber todas as informações necessárias para obtenção das mudas, escolha da área, plantio e condução da lavoura”, disse.

O Incaper elaborou um folder com as informações técnicas a respeito da nova cultivar da café conilon. A publicação está disponível no site do Incaper.

Mais informações: www.incaper.es.gov.br/

Publicado em sexta-feira, 28 de junho de 2019