Mais Sustentabilidade: Abertura da Feira Verde 2019 ocorreu ontem (05)

A Prefeitura de Ibatiba está realizando a Semana Municipal do Meio Ambiente 2019 com o objetivo de sensibilizar a população para sustentabilidade e preservação dos recursos naturais. A abertura da Feira Verde 2019 aconteceu, ontem (5), no auditório do Ifes, com poemas temáticos e palestras.

“... pare, escute! a Terra já vem chorando, já começou chorar há algum tempo. Salvemos juntos, a começar de hoje, e façamos a Terra ao invés de marrom, que seja uma terra verde”.

Assim terminou a crônica “Você Sabia?”, da escritora ibatibense Vearildes Simões Lopes, que abriu a noite. Na sequência os poemas dos escritores Maria Lúcia Salgado e Genival de Souza fecharam a participação da Academia Ibatibense de Letras – Aila na abertura do evento.

O palestrante Heraldo Santos, servidor do Incaper de Ibatiba, falou sobre um dos eixos temáticos da Feira, que são as nascente e calhas de rios. O papo foi sobre a importância dos recursos hídricos, tanto em qualidade, quanto em quantidade.

Heraldo destacou ainda a relevância da implantação de fossas sépticas, na zona rural, realizada através de ação do governo municipal em parceria com Fundação Nacional de Saúde - Funasa.

Depois veio a exibição de um documentário, que tratou de outro eixo temático, agrotóxico.

A próxima palestrante foi a engenheira ambiental da Prefeitura Municipal, Dayane Brumatti, que foi a responsável por falar sobre o eixo temático “Horto Florestal” de Ibatiba. Dayane narrou a trajetória de ações do governo municipal em prol do horto.

E para encerrar a noite teve a palestra da Presidente Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ibatiba (Cataíba), Silvane Assis, que falou sobre resíduos sólidos.

“Aproveitando a Semana do Meio Ambiente, quero deixar para sociedade que não existe o lixo fora porque nós tiramos da nossa casa e colocamos na rua, mas, porém, continua no meio ambiente do mesmo jeito, então, assim, a gente continua respirando (o lixo), continua fazendo mal para as pessoas. Então quero deixar a conscientização para que a sociedade faça a separação corretamente, para que não polua o meio ambiente, que é o ambiente que nós vivemos, o ambiente que nossos filhos irão viver futuramente.”, declarou Silvane.

E o evento segue até sexta feira com mais ações de educação ambiental.

Publicado em quinta-feira, 06 de junho de 2019