Ibatiba, Muniz Freire e Iúna em agenda para Criação da Unidade de Conservação da Serra do Valentim

Aconteceu ontem em Ibatiba uma agenda dentro do processo para a Criação da Unidade de Conservação (UC) da Serra do Valentim, que abrange os municípios de Ibatiba, Muniz Freire e Iúna, uma área de 4.400 ha.

A reunião foi realizada no casarão sede da propriedade Cachoeira Alegre, com a presença do Conselho responsável pelo projeto e moradores, na ocasião Catarina Boina, bióloga do IEMA, ministrou uma palestra sobre o assunto. Representam Ibatiba no Conselho a engenheira Ambiental Dayane Brumatti, o biólogo Leandro Dias, o servidor do Incaper, Heraldo dos Santos e o Professor Marden Barbosa, do IFES Campus Ibatiba.

Sobre o processo de criação da UC, Dayane Brumatti, engenheira ambiental de Ibatiba, explicou que precisam ser respeitadas             uma série de exigências, “a criação acontece com realização de estudos, delimitação da área, justificativa, enquadramento na categoria de UC, audiência pública e publicação do instrumento legal”, ela disse ainda que atualmente o processo está nas fases de estudo, delimitação da área e enquadramento.

Para Brumatti a criação da UC tem como principal objetivo a proteção da área ambiental, e pode gerar benefícios na área do turismo. Ela também destacou que, hoje, Ibatiba não tem nenhuma Unidade de Conservação e citou como exemplo de unidade existente na região a Cachoeira da Fumaça, além do próprio Parque do Caparaó.

Outra informação relatada pela engenheira ambiental dá conta de que na Serra do Valentim foram identificadas três novas espécies da flora, inclusive, tendo sido estas descobertas publicadas em artigos científicos, com a última publicação realizada na data do último dia 13 de julho, e que existem pelo menos outras quatro espécies com suspeitas de serem novas também, conforme divulgado pelo M.Sc.Ciências Florestais da UFES, João Paulo Fernandes Zorzanelli.

FELIPE.ALVES

Publicado em sexta-feira, 18 de agosto de 2017