Pronaf: Retroescavadeiras e Tratores atendendo aos agricultores

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) vem desenvolvendo um trabalho constante na zona rural de Ibatiba. Segundo informações da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, o Programa conta com dois tratores agrícolas, duas retroescavadeiras e atendimento técnico, no qual disponibiliza três profissionais, sendo eles um veterinário, um zootecnista e um engenheiro agrônomo.

O objetivo do Pronaf é prestar atendimento diferenciado aos pequenos agricultores, cuja produção é resultado de sua própria força de trabalho ou da mão de obra familiar. O intuito desse programa é o fortalecimento das atividades desenvolvidas pelo pequeno agricultor, dando condições de integra-los à cadeia do agronegócio, por meio da modernização do sistema produtivo. Dessa forma, seu produto passa a contar com mais valor agregado, o que, no final, proporcionará um representativo aumento de renda a esse produtor.

De acordo com o secretário de Agricultura, Samuel Dias Damasceno, atualmente a demanda maior em Ibatiba é o aluguel de máquinas para aração e gladiação da terra, para plantio de lavouras em geral. Para esses serviços é cobrado cerca de 50% abaixo do valor de mercado, o que na opinião do secretário, gera grande economia ao produtor.

Somente nos últimos dias, as máquinas foram designadas a atender produtores em Cafarnaum, Barra Grande, Córrego do Paraíso, Santa Clara dos Onofres, São José do Meriti, Alto Inês, Córrego Rodrigues, Santa Maria e Crisciúma. Os agricultores são atendidos por meio de agendamento na secretaria e os interessados no trabalho oferecidos pela Pronaf podem obter mais informações através do telefone (28) 3543-1494.

Publicado em terça-feira, 22 de janeiro de 2019