Secretaria de Meio Ambiente reforça serviço de limpeza geral nas ruas

A Prefeitura Municipal de Ibatiba, através da Secretaria de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, reforçou nos últimos dias, os serviços de limpeza geral nas ruas da cidade. O trabalho conta com capina de canteiros, retirada de entulhos que se acumulam em alguns pontos do município e manutenção em geral.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Carlos Roberto da Fonseca, o objetivo deste serviço é, além de manter as ruas mais limpas para o bem estar da comunidade, é inclusive, evitar a proliferação de animais peçonhentos, insetos e, sobretudo, do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypt.

Este serviço é considerado de manutenção e prevenção e feito de acordo com a demanda da cidade. A intenção é eliminar qualquer foco de água parada, no qual o vetor possa se reproduzir.

Como a população pode contribuir

Além da limpeza realizada periodicamente pelo Executivo, é necessário que haja uma mudança efetiva de hábitos da população no sentido de eliminar criadouros do Aedes Aegypt, transmissor da dengue. Isso porque os centros urbanos se desenvolveram como ambientes favoráveis à proliferação do mosquito e o cenário reforça ainda mais a necessidade de ações coletivas da população.

É comum ver focos do mosquito em lotes vagos e vias públicas. O lixo jogado nas ruas, móveis e pneus descartados nas vias públicas se transforma em locais propícios para sua proliferação. Se as pessoas evitarem esse acúmulo de lixo e entulho nas vias da cidade, todos estarão contribuindo no combate da dengue.

Publicado em quarta-feira, 16 de janeiro de 2019