Prefeitura entrega Nova Unidade de Saúde na Comunidade de Santa Maria

Após sete anos de abandono, a Unidade Básica de Saúde João Florindo de Freitas, “João Dé”, foi entregue à comunidade de Santa Maria. A inauguração aconteceu na noite desta quarta-feira (9).

O evento contou com a presença do prefeito Luciano Salgado (Pingo); do vereador, Elias Cândido da Silveira (Lili da Barbearia); do vereador Geilson de Santa Clara; do presidente da Associação de Produtores Rurais de Santa Maria, Aguimar Liparizzi; do representante do Incaper, Heraldo PT e, também, da viúva do saudoso Joao Florindo de Freitas (João do Dé), Dona Jane e suas filhas, representando toda família do homenageado.

A UBS recebeu reforma geral e reparos de adequação. Foi realizada a troca de telhado, colocação de grades, pintura, compra de novo mobiliário e instalação de ar condicionado em todos os consultórios. Além do atendimento médico, a Unidade vai oferecer serviço odontológico, sendo que um novo consultório foi construído, com aparelhagem moderna, para atender a população. Todo espaço já conta, inclusive, com prontuário eletrônico e internet.

Lideranças frisam a importância da Unidade

Em seu discurso, o prefeito Luciano Pingo, emocionado, considerou a entrega da UBS um momento histórico. “Pra mim, talvez esse seja o dia mais emocionante que tive a oportunidade de presenciar como prefeito. Deus permitiu que eu pudesse contribuir para a realização desse sonho nesta comunidade. Fico imensamente feliz por entregar tantas obras em época de crise. Isso pra mim significa cuidar do dinheiro público com responsabilidade”, destacou.

Quem também se emocionou foi a filha do homenageado João Florindo de Freitas, “João Dé”; Simone Assis de Freitas. “Depois de tantos anos parado está aqui nosso sonho, o sonho do meu pai, João Dé. Agradecemos todos envolvidos pela concretização dessa obra que vai beneficiar tanto a comunidade”, disse.

O vereador Lili da barbearia frisou: “Fico muito feliz em participar dessa inauguração. Quem ganha é a população que está recendo uma Unidade toda equipada. Apesar da crise, quero deixar claro que temos nos esforçado”.

Na opinião da agente de Saúde, Silvânia Aparecida Floriano, a nova unidade irá oferecer melhor comodidade à população. “A gente tinha um local que era deficiente para atender os pacientes. Não tínhamos salas apropriadas, era tudo improvisado”, afirmou.

Em nome da comunidade Nivaldo agradeceu pela entrega da nova UBS. “Estamos muito agradecidos, é muito bom receber um posto todo equipado como este”.

O imóvel estava abandonado desde 2012 e durante todo esse período o atendimento médico era feito na escola da comunidade.

Publicado em sexta-feira, 11 de janeiro de 2019