Ibatiba sedia evento estadual sobre tratamento inovador contra a Leishmaniose

Ibatiba recebeu, ontem (10), profissionais da saúde de vários municípios Capixabas, que participaram de um evento promovido pela Secretaria Estadual de Saúde – Sesa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A agenda teve o objetivo de disseminar um técnica revolucionária de tratamento da leishmaniose, o tratamento Intralesional.

O treinamento aconteceu em dois tempos; primeiramente, a parte teórica, realizada, pela manhã, no auditório da Câmara de Vereadores; fechando, na parte da tarde, na Unidade de Saúde Adilao Almeida de Lima - Nesf, com o treinamento prático.

Ibatiba, de forma pioneira, vem realizando o tratamento intralesional desde o ano passado, quando nossos profissionais foram capacitados pelo Ministério da Saúde, através da Fio Cruz, para o enfrentamento de um surto.

De acordo com a enfermeira Juliana Rodrigues Tovar Garbim, referência técnica em leishmaniose da Sesa, a capacitação do Ministério da Saúde refletiu muito positivamente no diagnóstico precoce da doença e na oferta de melhores condições de tratamento para os paciente de Ibatiba.

“É uma técnica revolucionária que promove para o paciente um conforto maior durante o tratamento. A gente utiliza muito menos ampolas. Cerca de três a quatro ampolas para fazer cada aplicação, ao invés de fazer 30 dias de tratamento com aplicação de 30, 40, 50 ampolas. Hoje, os pacientes não precisam mais ir para hospitais ficar internados, a nível ambulatorial o paciente já tem a cura, através de três aplicações e acompanhamento médico”, destacou Juliana Garbim.

Publicado em quinta-feira, 11 de outubro de 2018