Prefeito confirma pagamentos e pede o fim imediato da greve

Na noite de ontem (19), em evento aberto à população, na Câmara de Vereadores, o Prefeito Luciano Pingo divulgou que Ibatiba alcançou o limite legal com gastos de pessoal, em atendimento a Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF. Esse resultado garantiu legalidade e o Poder Executivo vai atender algumas reivindicações dos servidores municipais, diante disso o Prefeito pediu a volta imediata dos grevistas para cessar os prejuízos à população.

Com um resultado histórico para Ibatiba, o município abaixou em torno de 10 pontos no seu índice com gastos de pessoal, alcançando 50,44% , quase quatro pontos abaixo do exigido pela legislação e fiscalizado pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo - TCES, órgão que regula as contas do município.

Nesse cenário em que o município não fica sujeito a sansões que poderiam prejudicar toda a população como a perda de convênios, entre outras também importantes, o Prefeito Luciano Pingo destacou que cessando o movimento grevista, o Executivo irá pedir a Câmara Municipal autorização para pagamentos dos direitos e vantagens, inclusive, resolvendo passivos que vinham de Administrações anteriores.

Foram firmados compromissos em seis pontos que garantem grandes conquistas aos servidores de Ibatiba: (01) reposição salarial; (02) - piso nacional do magistério; (03) - decreto de garantia da estabilidade funcional do servidor; (04) - lei de regulamentação da comissão de avaliação e desempenho; (05) pagamento do incentivo adicional financeiro dos agentes comunitários de saúde; (06) medicina do trabalho, os servidores que fazem jus a, por exemplo, adicionais de insalubridade e periculosidade terão seus direitos normatizados.

“Nunca negamos o direito e o merecimento do servidor, o que vínhamos fazendo era pedir ao Sindicato que aguardasse a divulgação do índice para podermos avançar na concessão dos direitos, que são justos e merecidos, de forma responsável”, afirmou o prefeito.

“Infelizmente o Sindicato foi precipitado e iniciou o movimento grevista antes desse tempo. A greve não é boa para ninguém, os servidores serão prejudicados com reposição de horas e perdas e a população ficou privada de muitos serviços. Mas graças a Deus, trabalhamos sério e incansavelmente por esse resultado e agora podemos comemorar as condições para melhorara a vida dos nossos servidores. O Poder Executivo fez sua parte e agora esperamos que o Sindicato finde essa greve que está prejudicando a população”, concluiu Luciano.

Publicado em quinta-feira, 20 de setembro de 2018