Turismo: Resultado da pesquisa realizada durante o 5º Motofest

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo divulgou o resultado da pesquisa feita, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, durante a 5ª edição do Motofest Ibatiba, evento realizado pela Associação dos Motociclistas de Ibatiba - AMO Ibatiba com apoio da Prefeitura. Os dados positivos corrobaram a importância do evento e, sobretudo, do turismo para a cidade.

Os questionários foram aplicadas no sábado (16) e domingo (17) do final de semana do evento e a pesquisa mostrou que turistas de diversas cidades passaram por Ibatiba, teve gente até mesmo de outro pais que estava por aqui e aproveitou a festa, visitantes da África do Sul. Turistas de 62 cidades, de cinco Estados brasileiros responderam a pesquisa (ES,MG,RJ,CE e PR).

E atenção empreendedores do turismo, a internet se confirmou a maior fonte de informação (53,20%) dos turistas, superando até mesmo as informações divulgadas através dos próprios motoclubes (38,42%).

E uma informação importante: o dinheiro circulou no município nesses dias de festa. Os turistas tiveram uma média de gasto com hospedagem de R$ 142,00 por pessoa, sendo que a forma de hospedagem mais utilizada foi os hotéis (61%) e no quesito alimentação essa média de gasto foi ainda maior, de R$ 176,34 por pessoa e, para completar, o valor gastos com outras despesas foi de aproximadamente R$54,00.

Entre os pesquisados a maioria estava participando pela 1ª vez (47,78%), mas esse número quase foi igualado pelos que responderam ter participado de todas as edições (33,99%). Sendo que a maioria dos que estavam voltando avaliou que o evento melhorou (44,55%) em relação a edições anteriores. A infraestrutura também foi bem avaliada prevalecendo a opção “BOM” nas pesquisas (67,84%).

E se preparem para o Motofest do ano que vem, 99% dos pesquisados pretendem retornar.

"Esses dados comprovam que foi positiva a parceria da Prefeitura com os Motoclubes do município e toda a cidade ganhou. Turismo é certeza de desenvolvimento econômico, que venha 2019", destacou o Prefeito Luciano Pingo.

Luciano ainda parabenizou o Diretor de Turismo do Município - João Pedro Rocha pela iniciativa da pesquisa.

Publicado em quarta-feira, 25 de julho de 2018