Calamidade pública no Município é reconhecida pelo Governo Federal

O Governo Federal reconheceu sumariamente, no último dia 05/03, o estado de calamidade pública do município de Ibatiba, após as fortes chuvas que atingiram o munícipio no início de ferreiro deste ano. A Portaria nº 777 foi publicada no Diário Oficial da União reconhecendo a situação de emergência.

O reconhecimento da situação é feita Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional. Com a medida, o município pode solicitar recursos do Governo Federal para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços e reconstrução de infraestruturas e moradias.

Para a decretação do estado de calamidade, a Gestão Municipal levou em consideração a ocorrência de alagamentos, chuvas intensas, inundações de casas e escolas, enxurradas, comprometimento da estrutura de residências e destruição de moradias, interdição de estradas e pontes. Além de danos humanos, materiais e ambientais, houve prejuízos econômicos e sociais.

De acordo com o Setor de Engenharia da Prefeitura, as informações das chuvas e alagamentos da noite do dia 01 de fevereiro deste ano foram inseridas no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), com número de pessoas atingidas, áreas atingidas e a estimativa de danos. No dia 15 de fevereiro, os dados foram homologados pelo Governo do Estado em seguida enviado para o Governo Federal.

Publicado em sexta-feira, 15 de março de 2024