Merenda de qualidade melhorando o aprendizado

Ao longo do ano letivo de 2017, o Município trabalhou para oferecer uma merenda de qualidade a toda rede municipal de ensino; muita gente envolvida para isso acontecer, da elaboração do cardápio, à aquisição de insumos, ao preparo, tudo feito para levar uma refeição balanceada e nutritiva às escolas, visando oferecer boas condições de aprendizado.

O quadro técnico do município é formado por nutricionista, chefe de setor e merendeiras, e somam se a eles os distribuidores de merendas e os motoristas, totalizando 51 servidores atuando na merenda escolar.

Aline Cazati Oggione de Melo, nutricionista da rede municipal de ensino, explicou que os cardápios são preparados mensalmente, considerando o valor nutricional, a faixa etária dos alunos, e priorizando alimentos da agricultura familiar.

“Todos os legumes e verduras são adquiridos da agricultura familiar”, afirmou a nutricionista que lamentou precisarem comprar algumas variedades de frutas fora do município devido não terem produção local.

Aline esclareceu também que não entra no cardápio, elaborado por ela, frituras embutidos e refrigerantes, sucos, só da polpa ou da fruta, e que os temperos também são naturais. E uma novidade no cardápio é o peixe, que agora está entre as proteínas utilizadas.

Cabe a nutricionista também fiscalizar toda a mercadoria recebida pelo município destinada ao preparo dos alimentos, para garantir a qualidade dos produtos, que nas mãos habilidosas das merendeiras tomam forma e gosto.

E são as merendeiras que tornam os cardápios realidade e por isso precisam estar afinadas com o objetivo de oferecer boa nutrição aos alunos e, nesse sentido, o município vem oferecendo capacitações a esses profissionais privilegiando a utilização de da produção local, atentando inclusive a safra, e tratando sobre o correto manuseio dos alimentos e condições de higiene, trabalho desenvolvido com apoio da vigilância sanitária do Município e parceiros como Senar e Sebrae.

A Merendeira Fernanda laia, da Escola David Gomes, disse acreditar que uma boa alimentação melhora o rendimento dos alunos, e que estes muitas vezes não têm outra alimentação se não a preparada por elas.

“A merenda é feita com muito carinho, por todas as merendeiras do município. A gente visa muito tratar bem os alunos, para que eles tenham uma alimentação saudável, sempre, na medida do possível, seguindo o cardápio mandado pela nutricionista municipal. Tudo feito com muita dedicação, com muito asseio, com muito carinho mesmo pelas crianças”.

E como não é só de dia a dia que vivem as escolas, recentemente um cardápio especial foi elaborado para comemorar o dia das Crianças, nesse dia abriu-se exceção para algumas guloseimas e a nutricionista, para alegria da criançada, promete repetir a dose em outras ocasiões festivas.

Especiais também podem ser os cardápios de crianças com necessidades específicas, para isso Aline explicou ser necessária a apresentação de laudo médico, que servirá para abertura de processo licitatório para aquisição de produtos diferenciados.

Atualmente o município fornece, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE, aproximadamente sete mil refeições por dia, movimentando toda essa cadeia, que trabalha para tornar as refeições dos alunos prazerosas e nutritivas.

Publicado em quarta-feira, 06 de dezembro de 2017