Ibatiba estuda ações de atuação diante de desastres naturais

Com a finalidade de articular e facilitar a prevenção, preparação e resposta a possíveis desastres no município de Ibatiba, gestores municipais se reuniram para discutir medidas de atuação da Defesa Civil.

A reunião foi realizada, nesta semana, com a prefeita interina Dra. Criziane Moreno com o objetivo de já efetivar que as ações já tenham um cronograma de atuação.

O Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil será elaborado por empresa contratada pela gestão. O documento é uma espécie de manual com orientações para o Poder Público e também para a população.

De acordo com informações do setor de engenharia civil da Prefeitura, o Plano ainda vai estabelecer os procedimentos a serem adotados pelas secretarias envolvidas direta ou indiretamente nas ações de alerta, socorro, assistência e restabelecimento, de forma a reduzir os danos e prejuízos decorrentes de um desastre.

“A ideia central das ações que envolvem as secretarias que integram a Defesa Civil é de atuação imediata no contexto de calamidade pública. Por isso, é tão importante que cada pasta esteja ciente do seu papel”, explicou o engenheiro civil da Prefeitura, Jonathan Barbosa.

Publicado em quarta-feira, 18 de janeiro de 2023