PREFEITURA MUNICIPAL DE IBATIBA - ES - Link para página inicial

Meningite: a melhor prevenção é a vacinação. 

Atenção pais e responsáveis, a  pergunta é de extrema importância: a caderneta de vacinação do seu filho está atualizada? O número de casos de meningite aumentou neste ano, em todo o Estado. Em Ibatiba, um caso foi registrado e o paciente segue monitorado. É importante frisar que a vacinação é o método mais seguro de prevenção. 
De acordo com informações da Secretaria de Saúde, a meningite é uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Para alguns destes, existem medidas de prevenção primária, tais como vacinas e quimioprofilaxia (administração de medicamento específico). As vacinas estão disponíveis para prevenção das principais causas de meningite bacteriana. Já a quimioprofilaxia medicamentosa está indicada para contatos de casos de doença meningocócica e meningite por Haemophilus influenzae. 
A enfermeira Andressa Bonela também chefe de Departamento de Vigilância em Saúde de Ibatiba, relata que em relação ao caso de meningite de residente de Ibatiba, e segundo informações do hospital que o paciente se encontra, considerando seu quadro clínico e exames preliminares, não se trata de meningite que necessita de quimioprofilaxia. Portanto, não há necessidade de uso de medicações pelos contatos. “O momento agora é de atenção e cuidados essenciais como a atualização do cartão de vacinação, a vacina salva vidas e ainda protege todos os cidadãos. Diante de sintomas semelhantes a meningite, deve-se procurar um serviço de saúde.”, frisou Andressa sobre a importância da vacinação. 

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.  Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas.  Apesar de ser habitualmente causada por microrganismos, a meningite também pode ter origem em processos inflamatórios, como câncer (metástases para meninges), lúpus, reação a algumas drogas, traumatismo craniano e cirurgias cerebrais. 

Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também ocorre a transmissão fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.

Sintomas

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e rigidez de nuca. Muitas vezes há outros sintomas, como: mal-estar, náusea, vômito, aumento da sensibilidade à luz, confusão mental, podendo progredir com convulsões, delírios, tremores e até coma. 

Em recém-nascidos e bebês, alguns dos sintomas descritos acima podem estar ausentes ou difíceis de serem percebidos. O bebê pode ficar irritado, vomitar, alimentar-se mal ou parecer letárgico ou irresponsivo a estímulos. Também podem apresentar a moleira protuberante ou reflexos anormais. 

Anote a dica: Diante de sintomas sugestivos de meningite, procure um serviço se saúde.
 O SUS oferece várias vacinas para diversos tipos de meningites, em especial para as crianças e adolescentes, como também para alguns grupos populacionais específicos. Procura a Sala de Vacinas do Município situada na unidade NESF, próximo ao fórum e atualize a caderneta de vacinação!

Horário de funcionamento da Sala de Vacinas: 
Segunda, quarta e quinta  de 8h às 17h
Terça-feira 8h às 20h
Sexta 8h às 15h.

Assessoria de Comunicação

Publicado em terça-feira, 08 de novembro de 2022

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço:
Rua Salomão Fadlallah, 255 - Centro, 29395-000

Horário de Expediente:
Seg - Sex, 08h00 às 17h00
Telefone(s):
(28) 3543-1654

E-mail:
ouvidoria@ibatiba.es.gov.br

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.