Investimentos: Agricultores beneficiados com novos equipamentos agrícolas

Durante a Festa do Tropeiro 2022, mais notícias boas para Ibatiba foram oficializadas. O prefeito Luciano Pingo assinou a ordem de serviço para início das obras de restauro do Monumento dos Tropeiros, localizado às margens da BR 262, e ainda oficializou a entrega, em breve, dos equipamentos agrícolas para a Associação Rural dos Agricultores de Santa Clara e Cafarnaum e Associação Comunitária do Coletor e Boa Vista. Entre os equipamentos disponibilizados terá máquina beneficiadora de café, secador, descascador e carreta agrícola hidráulica.

O chamamento público nº 001/2022 tornou possível a cessão de uso de máquinas e implementos à agrícolas com o objetivo de fomentar a agricultura do município.

Monumento dos Tropeiros

As peças passarão por restauração e conservação para recuperação dos danos sofridos com o passar do tempo, preservando as características arquitetônicas, estilísticas e ambientais do patrimônio. Construído em 2011, a história do monumento se encontrou com a do atual prefeito Luciano Pingo, em 2013, que enquanto vereador foi autor da lei nº 702/2013 onde o Monumento, e ainda o Museu do Tropeiro, a Praça David Gomes e o Hino do Solo Ibatibense, foram declarados como patrimônio histórico e cultural do município de Ibatiba.

O Monumento

O monumento é formado por oito figuras de animais, carregados com balaios, bolsas e caixas e duas figuras humanas, um cavaleiro e um toleteiro/tocador, em tamanho real, remontando uma tropa e está localizado em um dos canteiros centrais, em área urbana, na BR 262.

Publicado em segunda-feira, 12 de setembro de 2022