Articulação: Estado e Município discutem políticas para atender pessoas em situação de rua

Valorizar a vida e ainda fortalecer o exercício de cidadania por meio de práticas da Atenção Primária à Saúde (APS) e Assistência Social foi assunto que reuniu servidores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e equipe da Secretaria Municipal de Saúde, nesta segunda-feira (8). A reunião definiu metas e discutiu  politicas públicas para atender pessoas em situação de rua.

A agenda foi realizada na sede da Secretaria de Assistência Social com o intuito de criar um grupo setorial para atender pessoas em situação de rua por meio de um trabalho envolvendo Saúde e Assistência Social.  O momento de trabalho das duas equipes já resultou em uma agenda para o dia 19 de setembro onde os planos de atendimentos serão apresentados para que as demandas sejam colocadas em prática no município.

Segundo Júlio Cesar de Moraes, que é referência técnica do Núcleo Especial de Atenção Primária da Sesa e atua na Área Técnica de Promoção da Equidade, o objetivo do trabalho em conjunto entre Estado e Município é reunir os diferentes atores envolvidos na gestão e na prática dos atendimentos com pessoas em situação de rua para um momento de partilha de experiências e para que as gestões possam pensar juntos em melhorias para o atendimento a esse público. “A população em situação de rua exige cuidados especiais porque vive uma realidade diferente, com higiene precária, horários de alimentação irregular, carência de uma alimentação saudável e frequente, exposição à chuva, ao tempo úmido, uso constante de álcool e outras drogas. Então, esse contexto de vida precisa ser levado em conta nas estratégias de saúde”, explicou Julio Cesar.

Participaram da reunião a secretária de Saúde de Ibatiba, Nicilaine Hubner Florindo, e servidores da Saúde. Da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)  estiveram presentes Simone Dias Ferreira, técnica nível central Atenção Primária, Ana Hersog e Rose Mary Santana Silva representantes da Superintendência Regional de Saúde.

Publicado em terça-feira, 09 de agosto de 2022