Ibatiba está no Mapa do Turismo Brasileiro

O Espírito Santo conta agora com 67 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. O crescimento é resultado do trabalho da Secretaria de Turismo, por meio da Gerência de Gestão do Turismo (Gestur), com os gestores municipais. Na nova versão, 13 novos municípios passam a integrar o Mapa, que é dividido em 10 regiões turísticas do Estado. Ibatiba permanece na classificação.

O Mapa apresenta o recorte territorial dos municípios que serão prioritariamente trabalhados para o fomento das políticas públicas de turismo.

O instrumento integra o Programa Nacional de Regionalização do Turismo Brasileiro. A atualização do Mapa é fundamental para que os Governos Federal e Estadual conheçam os municípios e possam planejar as políticas públicas necessárias ao desenvolvimento do setor.

“Parabenizo o resultado alcançado, fruto de um trabalho de conscientização e mobilização dos gestores que perceberam o valor do turismo como oportunidade de incremento da economia nos municípios, estimulando a regularização e, agora, usufruindo do conjunto de ações e de investimentos direcionados a estas cidades”, afirmou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

Para integrar o Mapa do Turismo, o município precisa comprovar a existência de órgão ou setor município responsável pela pasta do turismo; existência de orçamento anual destinado ao fomento do turismo; ter Conselho Municipal de Turismo instituído por lei e ativo e ter, no mínimo, três prestadores de serviços turísticos em situação regular no Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos – CADASTUR.

O Espírito Santo se mantém dividido em 10 Regiões Turísticas (RT). São elas:

• Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras Noroeste Capixaba;
  • Da Costa e da Imigração;
  • Do Caparaó - onde Ibatiba participa;
  • Do Verde e das Águas;
  • Doce Pontões Capixaba;
  • Doce Terra Morena;
  • Dos Imigrantes;
  • Metropolitana;
  • Montanhas Capixabas;
  • Sul Capixaba dos Vales e Café;

Mais informações: https://setur.es.gov.br/Notícia/cresce-numero-de-municipios-capixabas-no-mapa-do-turismo-brasileiro

Publicado em terça-feira, 05 de abril de 2022