Prefeitura lança Programa de Dignidade Feminina na Semana da Mulher em Ibatiba

A Prefeitura de Ibatiba lançou hoje (9), o Programa Municipal de Dignidade Feminina, no Auditório da Vice-Prefeita Dra. Criziane Moreno. A iniciativa prevê dentre outras ações, a distribuição de absorventes nas Escolas do Município e nas cestas básicas distribuídas pela Secretaria de Assistência Social.

Com o objetivo de fortalecer ainda mais as ações do Ibatiba D’Elas e empoderar as mulheres da Terra dos Tropeiros, o Poder Executivo Municipal lançou a projeto, com a apresentação da metodologia a ser implantada nas Escolas para distribuição dos absorventes e também encaminhou aos vereadores um Projeto de Lei sobre o tema.

O Prefeito Luciano Pingo destacou que se aprovado pela Câmara Municipal, será obrigatória a distribuição de absorventes nas Unidades Educacionais da Prefeitura de Ibatiba e em todas as cestas básicas distribuídas pelo Poder Executivo local, bem como, a instalação de duchas higiênicas nos banheiros das Escolas.

“Reconhecemos o impacto negativo emocionalmente que a falta destes itens básicos para a higiene e segurança das estudantes e mulheres causam e inclusive podendo causar doenças graves na população. A meta do Ibatiba D’Elas é quebrar tabus e garantir direitos as mulheres”, citou Pingo.

Já a Vice-Prefeita Dra. Criziane Moreno que coordena o Programa Ibatiba D’Elas reforçou a importância das iniciativas de politicas publicas para as mulheres executadas pela gestão municipal e que tornando Lei a distribuição de absorventes, permitirá que mesmo em outras administrações, os direitos femininos continuem sendo respeitados.

Diretoras das Escolas Municipais, a Secretária de Educação Solange Assis e a Deputada Estadual Raquel Lessa também participaram do evento.

Publicado em quinta-feira, 10 de março de 2022