Ministro do Trabalho e Prefeito de Ibatiba debatem sobre Programa de Serviço Civil Voluntário

Na semana passada, o prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, participou da apresentação do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário para prefeitos do Espírito Santo (Fundaes). A apresentação foi feita pelo ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, no dia 9, em Vitória, no auditório do Sebrae ES.

No programa, será oferecida oportunidade aos trabalhadores desempregados de adquirirem experiência profissional, juntamente, com a participação em cursos de qualificação. Será dada prioridade aos jovens, entre 18 e 29 anos e, também, aos trabalhadores acima de 50 anos que estão fora do mercado há mais de dois anos.

O objetivo é aumentar a empregabilidade desses trabalhadores e transferir renda por meio da bolsa qualificação, buscando amenizar os impactos sociais no mercado de trabalho causados pela pandemia da Covid-19. “Queremos que as pessoas tenham como provar seu valor e, para isso, elas precisam de oportunidade e ter como se qualificar, o que é a essência do Programa, uma rampa de acesso”, disse o ministro Onyx Lorenzoni. “Elas saem de uma condição de informalidade para, dali um ano, poder ter uma carteira assinada.”, completou.

O prefeito Luciano Pingo vê a iniciativa como uma oportunidade que pode resultar na criação de vagas de emprego no mercado de trabalho em Ibatiba e região. “É uma oportunidade da pessoa adquirir experiência e qualificação, para se preparar melhor e se colocar no mercado de trabalho, tendo mais chances de conseguir um emprego”, destacou.

Os municípios que optarem por participar do programa irão se encarregar da organização local das atividades de interesse público e do pagamento da bolsa qualificação, devendo observar a regulamentação da Medida Provisória e outras disposições do Ministério do Trabalho e Previdência. Os cursos serão ofertados pelos serviços nacionais de aprendizagem e pelo Sebrae, priorizando qualificação nas atividades econômicas mais importantes de cada município e em sua região.

Tags:
#ServiçoCivil #Voluntário #GovernoFederal #Apresentação #Prefeitos #EspíritoSanto #Ibatiba #Ministro #Trabalho #Previdência #OnyxLorenzoni #Ação #Impactos #Mercado #Trabalho #Emprego |

Publicado em quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022