Dnit vistoria bueiro entupido na BR262 que dificulta melhorias na Serra da Sicupemba em Ibatiba

A Prefeitura de Ibatiba pretende começar, ainda neste início de ano, a realizar a aplicação do revestimento de solo conhecido como Revsol que será utilizado em estradas rurais do município. O primeiro local escolhido é a estrada da Serra da Sicupemba que desemboca na BR262, mas um problema que só pode ser resolvido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) foi detectado e está dificultando a realização do serviço.

No local, a Prefeitura encontrou um bueiro localizado às margens da rodovia que está entupido. Desta forma, se for feita a aplicação do Revsol – o que diminui a impermeabilidade do solo na estrada, apesar das caixas secas e drenagem feita pelo município na via vicinal, a água que não for captada irá em direção à BR e, com o bueiro entupido no local, a água poderá passar por cima da rodovia.

Como o bueiro está às margens da BR, área de responsabilidade do Dnit, não pode ser desentupido pela Prefeitura. Desta forma, o município fez contato com o órgão federal que enviou o técnico de Conservação Rodoviária, Renozigomar Rodrigues Manso, que vistoriou o local e colocou que o reparo deve ser feito até a semana que vem.

Ele foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Vieira, pelos secretários municipais de Interior e Transporte, Fábio Augusto do Nascimento – Fabin, e de Obras e Serviços Urbanos, Eliseu Bastos Campos, além dos engenheiros da Prefeitura de Ibatiba Jonathan Barbosa da Silva e Mateus Coelho Quintino, além do servidor, Robson Hott.

Renozigomar Rodrigues colocou que, até segunda-feira, o Dnit no Espírito Santo vai entrar em contato com empresa contratada para fazer reparos na BR262 e, na mesma semana, o serviço deve ser realizado. “Acredito que, até quarta ou quinta-feira, no máximo, a equipe vai estar no local para realizar o serviço, mas peço até segunda para definir a data certa”, disse, solicitando o apoio de uma retroescavadeira da Prefeitura, no dia que for feito o trabalho.

O Revsol é um coproduto derivado do processo industrial da ArcelorMittal Tubarão que é doado pela empresa, dentro do projeto Novos Caminhos, de cooperação socioambiental, por meio de convênio com prefeituras e outros órgãos públicos, para serem utilizados como revestimento primário de ruas, estradas e pátios. Esse tipo de revestimento primário pode ter uma durabilidade de 7 anos, podendo chegar até 10 anos, dependendo do tráfego na via.

Tags:
#Dnit #Vistoria #BR262 #Revsol #Serra #Sicupemba #Prefeitura #Ibatiba #Bueiro #Entupimento #Serviço #Água #Rodovia |

Publicado em sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022