Prefeito de Ibatiba participa de lançamento de cursos do Qualificar ES em Vitória

O prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, participou do anúncio da abertura de 51 mil vagas em cursos de qualificação profissional, presenciais e on-line, ofertados pelo programa Qualificar ES, do Governo do Estado. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande, durante evento realizado no Palácio Anchieta, nesta quarta-feira (9). As vagas integram a primeira oferta de 2022. Ao longo deste ano, serão 200 mil oportunidades disponíveis.

As inscrições para 11.919 oportunidades em cursos presenciais estão abertas a partir desta quinta-feira (10). Ao todo, 41 municípios capixabas serão atendidos presencialmente pelos cursos, em 168 polos de ensino. Outras 40 mil vagas, em 16 opções de cursos on-line, serão abertas na próxima terça-feira (15).

Em Ibatiba, estão abertas inscrições para os cursos gratuitos de Assistente Administrativo e de Preparação de Salgados, no turno da manhã; de Panificação e de Marketing – divulgando o seu negócio, no turno da tarde; e de Tortas e Massas e de Administração de Pequenos Negócios, no turno da noite. Os editais e inscrições de todos os editais estão disponíveis no site: www.qualificar.es.gov.br.

O programa Qualificar ES, do Governo do Estado, é operacionalizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides) e integra o Sistema Universidade do Espírito Santo (UniversidadES) que reúne e organiza políticas estaduais de educação profissional, de níveis técnico e superior, por meio da educação presencial e à distância, além da pesquisa, extensão e inovação.

O secretário de Estado da pasta, Tyago Hoffmann, pontua que o Governo acredita que a educação muda a realidade das pessoas e abre portas para jovens e adultos terem acesso ao mercado de trabalho. “Quantas pessoas se tornaram empreendedoras, conquistaram o primeiro emprego e até mudaram de profissão, a partir do Qualificar ES”, ressalta. “Por isso, tenho a certeza de que o propósito do Governo do Estado está sendo alcançado e não vamos parar por aqui, e em 2022, chegaremos a mais 200 mil capixabas atendidos”, completa.

O governador Renato Casagrande reforça a importância da atitude positiva da pessoa interessada na qualificação mediante o programa. “Quando a pessoa toma atitude de se inscrever no curso, está dando o primeiro passo para uma mudança na própria vida e de tantas outras, como, por exemplo, daqueles que irão comprar o pão de quem fez o curso de panificação ou daquela pessoa que, em ocasião especial, teve a sua maquiagem feita por uma formanda no Qualificar ES”, destaca. “E até o exemplo da minha mãe, que hoje é tão bem assistida pelo Paulo”, afirmou, se referindo ao fato dela precisar de cuidados, após sofrer um AVC e é atendida por um profissional que se formou pelo Qualificar ES.

Presente ao evento, o prefeito de Ibatiba e também vice-presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Luciano Pingo, ressalta que o Qualificar ES se tornou uma realidade no município e tem mudado a vida de muitas pessoas, principalmente, as mulheres, com o incentivo do programa Ibatiba D’Elas, que busca o empoderamento das mulheres do município. “O Qualificar ES tem total apoio de nossa administração e tem sido a oportunidade para muitas pessoas conseguirem a formação profissional e a entrada no mercado de trabalho, principalmente no caso das mulheres”, afirma. O prefeito estava acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Ibatiba, vereador Fernando Vieira.

Cooperação técnica
Ainda durante o evento no Palácio Anchieta, o Governo do Estado, por meio da Sectides, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) firmaram um acordo de cooperação técnica, mais voltado para o público feminino. Uma parceria que já é uma realidade em Ibatiba, diante do fato dos cursos do Qualificar ES, no município, acontecerem no campus do Ifes existente no município.

A iniciativa entre Estado e Ifes tem por objetivo ampliar a parceria entre as instituições para a promoção da capacitação e o impulsionamento do empreendedorismo feminino, além de apoio mútuo para a geração de empreendimentos gerenciados e liderados por mulheres, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local e regional do Espírito Santo. A partir do acordo, as instituições vão planejar capacitações, eventos e pesquisas aplicadas, visando à capacitação on-line “Modelagem de Novos Negócios - Mulher Empreendedora”, a ser realizada uma vez ao ano, para grupos de mulheres em todas as regionais do Espírito Santo.

Também estiveram presentes na solenidade, a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, os secretários de Estado, Álvaro Duboc (Governo), Nara Borgo (Direitos Humanos) e Edmar Camata (Controle e Transparência), o deputado estadual Bruno Lamas, além de prefeitos e lideranças de todo o Estado.

*Com Informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado

Tags:
#Prefeito #Ibatiba #Lançamento #Cursos #QualificarES #Governo #Estado #Vitória #Casagrande #Presenciais #OnLine #Inscrições |

Publicado em quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022