Ações do Ibatiba D’Elas atenderam mais de 1.600 mulheres em 2021

O programa Ibatiba D’Elas tem sido uma das principais prioridades da administração municipal de Ibatiba, na busca do empoderamento e oferta de oportunidades de formação profissional das mulheres do município. Sob a coordenação da vice-prefeita Criziane Moreno e apoio irrestrito do prefeito Luciano Pingo, com a participação de várias secretarias municipais, o programa atendeu mais de 1.600 mulheres durante o ano de 2021 em suas diversas ações.

O Ibatiba D’Elas, em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura, Indústria e Comércio e de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, realizou a capacitação com mais de 200 mulheres em cursos de gastronomia, decoração, jardinagem, agroindústria, gestão de propriedade rural, degustação de café, associativismo, turismo rural e artesanato. Pensando em criar oportunidades para as mulheres capacitadas empreenderem, foram realizadas feiras da ‘‘Mulher Empreendedora’’, na zona rural e urbana, contando com diversos estandes.

Além disso, com o apoio do Governo do Estado, por intermédio do programa Agenda Mulher, também aconteceram capacitações online e presenciais oferecidas a mais de 250 mulheres, no âmbito do empreendedorismo e empoderamento financeiro. Incluindo seis turmas de capacitação, dentro do programa Qualificar ES, também do Governo do Estado e do Agenda Mulher, com duração de 120 horas, sendo duas de maquiagem, uma de designer de sobrancelha, uma de confeitaria, uma de preparação de massas e uma de preparação de salgados. Foram 100 alunas certificadas que também receberam um kit para começar a empreender.

Outra parceria com o Agenda Mulher, do Estado, concretizou a capacitação ‘‘Ela Pode’’ que originou a realização do ‘‘Casando em Ibatiba’’, uma feira do segmento de casamentos. O evento visou fortalecer e enaltecer o comércio local, no setor, contando com mais de 300 visitantes.

O programa Ibatiba D’Elas ainda atendeu mais de 100 gestantes e puérperas com o Projeto Nascer Feliz, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. E para combater a ‘‘Pobreza Menstrual’’, absorventes são entregues na cesta básica, para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 500 cestas com absorventes já foram entregues.

Cestas

Falando em cesta, o município também adquiriu cestas verdes de 18 mulheres produtoras rurais da agricultura familiar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura, Indústria e Comércio e de Assistência Social. Estas cestas foram entregues a 36 mulheres, chefes de família, com vulnerabilidade alimentar.

Alimentos também foram comprados de 10 mulheres produtoras rurais da agricultura familiar, para a merenda escolar da Rede Pública de Ensino, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em mais uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, junto com a Secretaria Municipal de Educação. Com isso, o município passou a investir R$ 223.700,98 a mais anualmente, visando o fortalecimento do comércio local e o empoderamento de muitas mulheres que produzem merenda escolar.

Conscientização

Também em parceria com a Educação, campanhas de conscientização foram levadas até os alunos, nas escolas, com rodas de conversa, aulas, realização de atividades e outras atividades. Além do programa contar com campanhas de conscientização (Janeiro Branco, Agosto Lilás, Setembro Amarelo, Outubro Rosa), realizando rodas de conversa sobre a importância dos temas. Cada evento teve a participação de 50 mulheres aproximadamente.

O Ibatiba D’Elas também trabalhou para o envolvimento de quase 200 mulheres, entre crianças, adolescentes e mulheres adultas vindas de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, no Projeto Encantos dos Tropeiros, desde seu início em 2019, usando a música como agente transformador. Também foi formado o Coral Idade de Ouro, com mulheres da Melhor Idade. Ambos em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

E mais de 200 mulheres participaram do projeto Café Com Elas, onde acontece uma roda de conversa que tratam sobre assuntos que visam o enfrentamento à violência contra as mulheres, além do empoderamento destas, também em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Tags:
#Ações #IbatibaDelas #Atendimento #Prefeitura #Mulheres #2021 #Prioridade #Empoderamento #Oportunidade #Formação #Profissional #Secretarias #Conscientização |

Publicado em quinta-feira, 27 de janeiro de 2022