Ibatiba sedia oficina de lançamento do projeto Artesanato Competitivo da Aderes

Com o apoio da Prefeitura de Ibatiba, o município sediou uma oficina de lançamento do projeto “Laboratório Técnico: Artesanato Competitivo”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides) e Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (13), no auditório Dimas Duarte Trindade, na Escola Municipal Eunice Pereira Silveira.

A prefeita interina Criziane Moreno estava presente e deu as boas vindas aos artesãos e artesãs que participaram da reunião e vieram também de outros municípios, como Iúna e Muniz Freire. Quem estava presente já pode garantir uma das 400 vagas do projeto destinadas ao Espírito Santo, fazendo suas inscrições.

O projeto “Laboratório Técnico: Artesanato Competitivo” foi apresentado pelo consultor contratado pela Aderes para sua execução, Deiverson Silvestre. Ele destaca que essa é primeira iniciativa prática de diagnóstico do artesanato capixaba, explicando que a oficina tem o objetivo de mobilização e sensibilização dos artesãos, além de apresentar o projeto que é uma iniciativa do Ministério da Economia, baseado numa experiência da Colômbia. “Hoje em dia, o artesanato mais competitivo no mundo é colombiano”, ressalta.

Ele conta que, num primeiro momento, o Ministério da Economia selecionou três estados: Amazonas, Ceará e Espírito Santo. “O único estado que conseguiu colocar o projeto para ser executado foi o Espírito Santo”, afirma. “O projeto tem duas etapas: as oficinas técnicas, com aulas específicas quanto à qualidade e como vender o artesanato, e também uma consultoria assistida, para os artesãos que terão um consultor para acompanhar seu processo produtivo, e ao final, o Estado vai preparar catálogo, com as peças desses 400 artesãos que esperamos atingir”, conclui.

Também estavam presentes à oficina a secretária municipal de Administração, Gecinete Pimentel de Carvalho, a gerente regional do sul do Estado da Aderes, Flávia Roberta Cysne Novaes Leite, e a representante do Sindicato Rural de Ibatiba e mobilizadora do Senar ES, Kesia Rodrigues de Freitas.

Tags:
#Prefeitura #Ibatiba #Oficina #Lançamento #Projeto #Artesanato #Competitivo #Aderes #Governo #Estado #ES #Sectides #Adesão #Mobilização |

Publicado em quinta-feira, 13 de janeiro de 2022