Formatura do QualificarES em Ibatiba destaca importância do empoderamento feminino

Na solenidade de formatura dos cursos do Qualificar ES realizada na manhã desta sexta-feira (17), autoridades e personalidades envolvidas na iniciativa destacaram a importância do empoderamento das mulheres para a sociedade. Os cursos foram realizados por meio da parceria entre a Prefeitura de Ibatiba, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o programa Ibatiba D’Elas, e o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides) e do programa Agenda Mulher. Foram entregues 101 certificados, sendo 100, para mulheres.

A assessora especial de Políticas Pública para Mulheres da Prefeitura de Ibatiba e do programa Ibatiba D’Elas, Luana Érika, agradeceu a parceria do Governo do Estado, por meio do Qualificar ES e desejou sucesso a todas formadas. “Que tenham aproveitado o que foi passado no curso e busquem o empoderamento, com essa formação profissional”, disse.

Enquanto o diretor do Ifes Campus Ibatiba, Eglon Rhuan Salazar Guimarães, disse que o Ifes não poderia estar distante de um projeto como o Qualificar ES. “Esse tipo de programa muda a vida de muita gente e só temos que parabenizar a todos que estão envolvidos”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Vieira, elogiou a parceria e desprendimento do Ifes e também do município com o Governo do Estado. “E acho que nunca vi uma mesa de solenidade onde a maioria é de mulheres e as formandas também, o que vem de encontro com o empoderamento pregado pelo poder público de Ibatiba”, destacou.

A vice-prefeita de Ibatiba, Criziane Moreno, contou que realizar os cursos era um sonho desde o início do mandato, para dar condições às mulheres de Ibatiba de se empoderarem, dentro de situações onde há desigualdade econômica e até violência doméstica em alguns casos. “E a mudança vem pela qualificação profissional, com o trabalho do município e a parceria com o Qualificar ES, do Agenda Mulher”, colocou. “Então se unam, montem empreendimentos, não deixem a oportunidade passar”, disse, se dirigindo às formandas.

A gerente de Educação Profissional, da Sectides, uma das coordenadoras do Qualificar ES, no Estado, Renata Resstel, agradeceu o apoio da Prefeitura e disse que, sem o Ifes, não seria possível realizar os cursos. Ela estava representando o secretário da pasta, Tyago Hoffmann, e apresentou um vídeo que trouxe uma mensagem do governador Renato Casagrande para as formandas e formando. “O governador é o idealizador do Qualificar ES e o Tyago trabalhou pela interiorização do projeto que, hoje, está em 40 municípios”, disse, parabenizando a organização do município.

A gerente de projetos da Vice-Governadoria e coordenadora do programa Agenda Mulher, Maraney Lopes, veio representar a vice-governadora Jaqueline Moraes, e prestar uma homenagem às mulheres que estavam se formando, “pela garra, escolha de vida, em busca de autonomia financeira”, dando parabéns “às meninas e ao menino”. “Temos que destacar o diálogo entre as instituições e a população”, completou, desejando sorte e sucesso a todas.

Também estavam presentes os secretários municipais Vanderlei Alves Ribeiro (Assistência Social), Nilce Florindo (Saúde), Geilson Dias Tomaz (Meio Ambiente, Cultura e Turismo), Solange Souza de Assis Paula (Educação) e Gecinete Pimentel de Carvalho (Administração), além da controladora geral do município, Andressa Pereira da Silva, o vereador Lili da Barbearia, a assessora especial de Políticas para Mulheres da Prefeitura, Luana Érika, o diretor do Ifes, Eglon Rhuan Salazar Guimarães, a assessora da Vice-Governadoria, Nilza Cordeiro, o pastor Edmar dos Santos e a representante do Sicoob, Monique Noia.

Tags:
#Autoridades #Importância #Ibatiba #Governo #Estado #ES #Formatura #QualificarES #Sectides #IbatibaDElas #AgendaMulher #Empoderamento #FormaçãoProfissional |

Publicado em sexta-feira, 17 de dezembro de 2021