Prefeitura e Estado realizam a formatura de 101 participantes do Qualificar ES em Ibatiba

A Prefeitura de Ibatiba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o programa Ibatiba D’Elas, e o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides) e do programa Agenda Mulher, realizaram a formatura dos cursos do projeto Qualificar ES realizados no município. Foram entregues 101 certificados, sendo 100, para mulheres.

A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (17), no auditório Dimas Duarte Trindade, da Escola Municipal Eunice Pereira Silveira, e foi aberta pela orquestra de violão do Projeto Encanto dos Tropeiros, do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, do Cras de Ibatiba, que apresentou vários números musicais e interpretou o Hino de Ibatiba. Ao final da solenidade, também fez uma homenagem à aluna Adriana Martins que faleceu durante o andamento do curso. Sua filha, Jessica Ludmila, recebeu a homenagem em nome da mãe. Ela  estava muito emocionada e foi amparada por algumas das pessoas presentes.

O coral dos alunos da Escola Municipal Helena Almocdice Valadão também se apresentou, sob a regência da professora Míriam Medeiros de Souza Faria. Os alunos também estavam acompanhados pelas professoras Anísia Prado Abreu e Silvia Ribeiro Pereira. Enquanto a poetisa Maria Vearildes Simões Lopes, da Academia Ibatibense de Letras e Artes (Aila), recitou o poema “A Heroína de Craonópolis”, de Mário Barreto Franco.

A oradora representando todas as alunas que participaram dos cursos de maquiagem, design de sobrancelhas, produção de salgados e de massas foi a formanda Carla Cristina, do curso da produção de massas. Enquanto a paraninfa das turmas foi a professora de maquiagem e design de sobrancelhas, Carla Chagas.

A aluna do curso de maquiagem, Hyngria Dias de Moura Gonçalves, disse que o curso foi muito bom, tanto para aprendizagem como para aprimoramento. “A maquiagem é um ramo que as mulheres gostam, por se empoderarem, se sentirem melhor quando se maqueiam, então, além de ser uma profissão, também é oportunidade de você se automaquear, se autoconhecer”, afirmou. “O curso traz oportunidade de emprego, mas também é uma forma de se sentir melhor, mais feliz, transformar a vida de várias mulheres e, em consequência, de outras pessoas, de suas famílias, e só precisam de oportunidade para isso”, completou.

Ao final da solenidade, as formandas e formando receberam seus certificados das mãos dos membros da mesa, além dos kits referentes à formação de cada curso, entregue pelo Qualificar ES, como forma de incentivo para empreendimento do que aprenderam. E também foram servidos salgados, sanduíches, massas com molhos preparados pelas alunas.

Estavam presentes a vice-prefeita Criziane Moreno, o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Vieira, a gerente de Educação Profissional, da Sectides, coordenadora do Qualificar ES, Renata Resstel, a gerente de projetos da Vice-Governadoria e coordenadora do programa Agenda Mulher, Maraney Lopes, a assessora especial de Políticas Pública para Mulheres da Prefeitura de Ibatiba e do programa Ibatiba D’Elas, Luana Érika, o diretor do Ifes Campus Ibatiba, Eglon Rhuan Salazar Guimarães, os secretários municipais Vanderlei Alves Ribeiro (Assistência Social), Nilce Florindo (Saúde), Geilson Dias Tomaz (Meio Ambiente, Cultura e Turismo), Solange Souza de Assis Paula (Educação) e Gecinete Pimentel de Carvalho (Administração), além da controladora geral do município, Andressa Pereira da Silva, o vereador Lili da Barbearia, a assessora especial de Políticas para Mulheres da Prefeitura, Luana Érika, o diretor do Ifes, Eglon Rhuan Salazar Guimarães, a assessora da Vice-Governadoria, Nilza Cordeiro, o pastor Edmar dos Santos e a representante do Sicoob, Monique Noia.

Tags:
#Prefeitura #Ibatiba #Governo #Estado #ES #Formatura #QualificarES #Sectides #IbatibaDElas #AgendaMulher #Empoderamento #FormaçãoProfissional |

Publicado em sexta-feira, 17 de dezembro de 2021