Prefeitura e TJES inauguram ampliação do Fórum da Comarca de Ibatiba

Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (13), a Prefeitura de Ibatiba e o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) realizaram a inauguração da obra de ampliação do Fórum Desembargador Epaminondas do Amaral. O evento contou com a presença do presidente do TJES, desembargador Ronaldo Gonçalves de Souza, do prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, do diretor do Fórum, juiz de Direito Ackel de Andrade Lima, do presidente da Câmara de Ibatiba, vereador Fernando Vieira, do presidente da 16ª Subseção da OAB, Christian Henriques Neves, e do comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente coronel Flávio Pereira Santiago, que compuseram a mesa de autoridades.

O desembargador Ronaldo Gonçalves de Souza agradeceu a todas as homenagens que recebeu, na oportunidade, e à parceria do município com o Poder Judiciário, em particular com o juiz da Comarca, Akel de Andrade. “Há seis meses, os dois (prefeito Luciano Pingo e o juiz) estiveram no gabinete da presidência, para me convidar para que estivesse aqui hoje, já no final do meu biênio, muito feliz, e dou meus parabéns à população ibatibense”, contou. “Tudo que fizemos nesse biênio foi em prol da sociedade, de nosso povo, e desejo que Ibatiba continue com esse bom relacionamento com o Poder Judiciário, porque os poderes são independentes, mas precisam ser harmônicos”, destacou, falando sobre as dificuldades vividas pelo Poder Judiciário durante a pandemia do novo Coronavírus e elogiando o setor de engenharia do TJES.

O juiz Akel de Andrade Lima parabenizou o presidente do TJES, Ronaldo Gonçalves de Souza, e sua equipe, entre magistrados e servidores, por não terem medido esforços para trabalhar pelo fortalecimento da magistratura, dos servidores e, em consequência, em favor de toda a população. E destacou a harmonia entre os poderes no município, preservando a autonomia de cada um, o que é um pressuposto de qualidade para o estado democrático de direito. “É por isso, e fruto disso, que a presente ampliação do Fórum está acontecendo, porque o Poder Judiciário de Ibatiba sempre se pautou pelo diálogo com as demais autoridades locais”, completou, destacando que o prefeito Luciano Pingo tem demonstrado muita responsabilidade à frente do cargo.

O prefeito Luciano Pingo colocou que ninguém vence sozinho e que a ampliação é resultado da união dos poderes e do empenho, principalmente, dos servidores do Fórum. “E a Prefeitura, ao longo do meu governo, tem mantido uma parceria muito boa com o Fórum”, disse, colocando ser um momento de muito orgulho estar prefeito entregando essa ampliação. “Se um poder pode colaborar com outro para melhorar a qualidade de vida do povo, é mais do que justo pactuar e avançar”, destacou, agradecendo também à Câmara Municipal e a todos os parceiros de sua administração.

“São as parcerias e o olhar para o futuro que permitem ao Estado do Espírito Santo ser referência no país em políticas públicas, em gestão fiscal e muito mais”, completou Luciano Pingo, lamentando a saída do juiz Akel de Andrade – ele vai assumir uma vaga na Corregedoria do TJES. No entanto, disse que “Ibatiba ganha um embaixador no Poder Judiciário do Estado”. Ele entregou ao juiz e ao presidente do TJES cestas com produtos típicos de Ibatiba e miniaturas do Monumento ao Tropeiro.

O presidente da subseção da OAB, Christian Henriques Neves, destacou que é de extrema importância que o Poder Judiciário possa oferecer uma prestação de serviço cada vez melhor para a população. Destacando a parceria entre os três poderes, em Ibatiba, ele classificou o dia como histórico. “Em nome da 16ª Subseção, parabenizamos por essa obra que merece todos os elogios”, disse, fazendo a entrega de uma placa par o juiz Akel de Andrade. “O nome de Dr. Akel está registrado na história no Poder Judiciário capixaba”, enfatizou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Vieira, também destacou a união de forças entre os poderes, mantendo a independência de cada um, e disse estar muito feliz em participar desse momento da história do município. “O trabalho do Poder Judiciário do Estado é referência no Brasil”, disse. Ele elogiou o trabalho do juiz Akel de Andrade, colocando como uma pessoa justa, ética e de diálogo. “Ibatiba perde muito com sua saída, mas temos que pensar maior e saber que o Estado do Espírito Santo, o Tribunal de Justiça e a Corregedoria estão ganhando uma pessoa justa, honesta, e tenho certeza que fará um excelente trabalho onde estiver”, colocou.

Também estavam presentes o juiz auxiliar da Presidência do TJES, Felipe Monteiro Morgado Horta, o secretário geral do TJES, Marcelo Tavares de Albuquerque, o secretário de Engenharia e Projetos do TJES, Wagner de Oliveira Marques, os vereadores de Ibatiba, Leonardo Alexandrino, João Brito de Souza – Jango, Jorcy Miranda Sangi, Elias Cândido da Silveira – Lili da Barbearia, Roberto Luiz Chaves – Magnético, José Paulo Costa Silva – Paulinho do Eucalipto, e os secretários municipais de Ibatiba, Diego Huquinim (Finanças), Solange Souza de Assis Paula (Educação), Vanderlei Alves Ribeiro (Assistência Social), Gecinete Pimentel de Carvalho (Administração), Eliseu Bastos Campos (Obras e Serviços Urbanos), Samuel Dias Damasceno (Agricultura, Indústria e Comércio), o procurador geral do município, Sam Martin Donato Roosevelt, o subprocurador geral, Rodrigo Amorim de Oliveira Liparizi, a controladora geral, Andressa Pereira da Silva, e o diretor geral do Ifes Campus Ibatiba, Eglon Rhuan Salazar Guimarães.

Tags:
#Prefeitura #Ibatiba #TJES #Tribunal #Inauguração #Ampliação #Fórum #Comarca #Desembargador #Presidente #Diretor #Juiz #Direito |

Publicado em segunda-feira, 13 de dezembro de 2021