Ibatiba começa a receber primeiras cargas de Revsol da ArcelorMittal Tubarão

A Prefeitura de Ibatiba começou a receber as primeiras cargas do revestimento de solo conhecido como Revsol que será utilizado em estradas rurais do município. O material é um coproduto derivado do processo industrial da ArcelorMittal Tubarão que é doado pela empresa, dentro do projeto Novos Caminhos, de cooperação socioambiental, por meio de convênio com prefeituras e outros órgãos públicos, para serem utilizados como revestimento primário de ruas, estradas e pátios.

Segundo informações do Secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio de Ibatiba, “Neste primeiro momento, estamos recebendo 80 carretas, o que dá um total, aproximadamente, de duas mil toneladas”, afirma Samuel Dias Damasceno.

Conforme destaca o prefeito Luciano Pingo, esse tipo de revestimento primário pode ter uma durabilidade de 7 anos, podendo chegar até 10 anos, dependendo do tráfego na via. “Com isso, podemos economizar recursos municipais que precisamos utilizar na conserva de estradas e minimizar problemas provocados pelas chuvas”, destaca. Pingo também agradeceu muito ao governador Renato Casagrande por mais essa parceria.

No Espírito Santo, já foram instalados dois centros de distribuição de Revsol, sendo um em Alfredo Chaves, no sul do Estado, e outro em Marilândia, norte capixaba. A ideia dos CDR é facilitar a distribuição do coproduto para os municípios, de forma regional.

O Revsol é obtido a partir do beneficiamento da escória de aciaria (local onde o aço é produzido na indústria) e serve como substituto de outros recursos naturais. E sua aplicação é recomendada em mistura com argila, podendo ser usado o próprio leito argiloso que houver no local, sendo necessária uma camada de, pelo menos, 10 centímetros desse tipo de solo.

No entanto, essa mistura de Revsol com argila pode ser feita antes do despejo no terreno. Então, em ambos os casos, todo material é misturado e molhado, para depois se compactado, para se chegar ao resultado final (como pode ser visto nas fotos do produto aplicado em outros municípios).

Tags:
#Prefeitura #Ibatiba #cargas #Revsol #ArcelorMittal #Tubarão #Revestimento #Coproduto #Indústria #Doado #Projeto #NovosCaminhos #Convênio #Cooperação #Socioambiental |

Publicado em sexta-feira, 26 de novembro de 2021