Secretaria de Saúde de Ibatiba lança projeto Circulatas em parceria com catadores

A Prefeitura de Ibatiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou o projeto Circulatas, do Governo do Estado, por intermédio da Farmácia Cidadã, no município. A ação acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, já que vai de encontro ao projeto Ibatiba+Verde e envolve a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ibatiba (Cataiba).

O projeto consiste na coleta de latas de leites e nutrientes especiais que são distribuídas pela Farmácia Cidadã – já que são classificadas como medicamento de alto custo – e visa minimizar o impacto ambiental que o descarte inadequado dessas latas pode provocar, além de se tornarem fonte de renda para os catadores de materiais recicláveis. Os pacientes que recebem esse tipo de leite ou nutrientes, tanto adultos como crianças, precisam devolver as latas vazias na farmácia para poderem pegar outras cheias.

Conforme explica a secretária municipal de Saúde, Nilci Florindo, esse tipo de lata tem um valor agregado financeiro muito bom para a associação de catadores. Segundo ela, havia sido sugerido que as latas fossem levadas para Venda Nova do Imigrante, onde já havia sido lançado o projeto, mas indo de encontro ao projeto Ibatiba+Verde, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, se optou em oferecer as latas para os catadores de Ibatiba. “Obviamente, optamos em deixar essas latas com a associação de Ibatiba, o que também vai gerar mais renda para os catadores daqui”, enfatiza.

Desta forma, foi feita a parceria entre as duas secretarias, para que as latas sejam direcionadas para a Cataiba. “Montamos um espaço, na Farmácia Cidadã, e todos os pacientes que fazem uso desse leite ou nutriente devem trazer a lata vazia, para poder levar a lata cheia”, esclarece. “Elas ficam na farmácia e vão ser recolhidas uma vez por mês pelo pessoal da associação”, finaliza.

A primeira coleta das latas aconteceu na quinta-feira passada (18), quando foram entregues, à Cataiba, 185 unidades. Também estavam presentes ao lançamento do Circulatas em Ibatiba, o secretário municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Geilson Diaz Tomaz, o presidente da Associação de Catadores, Gilmar Mendes Pereira, e os catadores Paulo César Tomé e Renato de Freitas, além do farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde, Will Anderson Santos Costa, e a estagiária da Farmácia Cidadã, Larissa Loura.

Tags:
#Prefeitura #Ibatiba #SecretariaDeSaúde #Circulatas #Catadores #LatasDeLeite #Cataiba #MeioAmbiente #Coleta #Nutrientes #Medicamento #AltoCusto #Troca #GeraçãoDeRenda |

Publicado em segunda-feira, 22 de novembro de 2021