Concurso de Qualidade de Café de Ibatiba incentiva produtores e mostra força da mulher rural

Os produtores rurais classificados como finalistas do Concurso de Qualidade de Café Arábica de Ibatiba 2021, que participaram do evento realizado na noite desta segunda-feira (8), na Câmara de Vereadores, foram unânimes em dizer que a iniciativa do município é um grande incentivo para continuarem investindo em café de qualidade. O evento mostrou a força da mulher da zona rural, com duas ocupando os dois primeiros lugares da categoria cafés despolpados, além da mãe que cuidou do café do filho que mora em Vitória e ajudou na conquista do primeiro lugar na categoria café natural.

O concurso foi uma realização da Prefeitura de Ibatiba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, com o apoio e coordenação do Incaper. Concurso classificado como motivador, pela primeira colocada na categoria via úmida – cafés despolpados, com 85,7 pontos, Liliana Maria Gomes, do Córrego Vista Alegre. “É um incentivo para nós e para outros produtores, porque eles vão ver que conseguimos, então, podem acreditar que também conseguem, bastando um pouco mais de dedicação no dia a dia”, afirma.
Liliana destaca que produzir café especial é um trabalho duro que requer cuidado e dedicação, mas que, no fim, é compensador. “Nós trabalhamos em família, junto com meu pai, meu esposo, meus filhos e meu irmão, com muito amor, principalmente, amor”, enfatiza.

Tímida para dar entrevista, a produtora Lourdes Dias da Silveira, da Cabeceira do Rio Pardo, estava presente à premiação, acompanhada da filha Edilene que estava representando o irmão, Assildo Dias da Silveira, que acabou sendo o primeiro colocado na categoria Via Seca – Natural. Ele, na verdade, mora em Vitória e Dona Lourdes, emocionada, viu a filha receber o prêmio e acabou revelando que foi ela quem cuidou do café, o preparou, para alcançar a pontuação de 86,6 pontos. “Eu cuidei do café para ele e estou muito feliz”, conta, sem deixar nem tirar foto, porque tem vergonha.

Já a cafeicultora Elena Aparecida Moreno de Andrade ficou em segundo lugar, na mesma categoria Via Úmida, com 85,5 pontos, e conta que nunca foi cafeicultora, mas se empenhou na pequena lavoura que possui em Ibatiba (chegou a secar o café em seu apartamento em Vitória e conseguiu um surpreendente resultado, o qual ela coloca que foi conquistado com dedicação. “Quando a gente quer muito uma coisa e faz com muito amor, dá certo, muito certo, porque eu não tinha qualquer estrutura e consegui fazer”, conta.

O cafeicultor Eliomar Pereira de Amorim estava representando seu pai, David Paulino de Amorim, que classificou seu café em segundo lugar, na categoria Via Seca, com 86 pontos. E ele também colocou como gratificante ter a oportunidade de ser premiado por um trabalho que está no sangue da família. “Isso nos incentiva a trabalhar ainda mais, para conseguirmos o primeiro lugar, no ano que vem, e o concurso mostra que nossa terra de Ibatiba tem produtores de grandes cafés, sabendo que a determinação também faz a diferença”, enfatiza. “Só ter o produto e o produtor não se empenhar do plantio até o pós-colheita, não teria essa valorização”, completa.

Tags:
#Concurso #Qualidade #CaféDeIbatiba #Incentivo #Produtores #Força #Mulher #Arábica #Premiação #PrimeirosLugares #História #Conquista |

Publicado em quarta-feira, 10 de novembro de 2021