Anunciados os finalistas do Concurso de Qualidade de Café Arábica de Ibatiba

Foram anunciados, nesta sexta-feira (5), os finalistas do Concurso de Qualidade de Café Arábica de Ibatiba 2021. O anúncio e premiação dos sete vencedores, em cada categoria, acontecerá nesta segunda-feira (8), na Câmara de Vereadores, a partir das 18 horas, em evento que será transmitido pela internet. O concurso é uma promoção da Prefeitura de Ibatiba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, com o apoio e coordenação do Incaper.

O concurso vai distribuir o total de R$ 40 mil em premiação, sendo R$ 20 mil para cada categoria: via úmida – cafés descascados (cereja descascado) e despolpados (ou lavados) – e via seca (seco em terreiros, resultando em um café natural, com a casca). Serão sete premiados em cada categoria, com o primeiro colocado levando R$ 5 mil, o segundo, R$ 4 mil, e o terceiro lugar, R$ 3,5 mil. O quarto lugar leva R$ 2,5 mil, o quinto fica com R$ 2 mil, o sexto ganha R$ 1,7 mil e o sétimo, R$ 1,3 mil. “Esta é uma premiação recorde, acredito que no estado do Espírito Santo”, afirma o secretário da pasta, Samuel Dias Damasceno que fez o anúncio dos finalistas no programa Comunica Ibatiba, da Prefeitura, nesta sexta-feira (5), na Rádio Mania FM (confira lista abaixo).

Como explica o coordenador do escritório do Incaper de Ibatiba, o engenheiro agrônomo Cristiano Cateringer, desde o encerramento das inscrições, no dia 8 de outubro, as equipes do Incaper e da Secretaria de Agricultura visitaram todas as propriedades inscritas no concurso, onde foram recolhidas as amostras de café. “Nos dias 21 e 22 foi realizada a etapa de prova de cafés, por três provadores profissionais do Incaper, no Laboratório Estadual de Cafés Especiais de Venda Nova do Imigrante”, explica.

Cristiano conta que foram inscritas 40 amostras de café no concurso, sendo 19 na categoria via úmida e as outras 21 na via seca. “Alguns cafeicultores optaram por participarem das duas categorias, o que resultou no total de 32 participantes dessa edição”, destaca. “E nós temos observado, a cada ano, uma melhoria da qualidade dos cafés inscritos no concurso, o que não foi diferente este ano, porque todas as 14 amostras finalistas alcançaram notas superiores a 83 pontos, sendo que nove amostras tiveram nota acima de 85 pontos, o que, para quem é do ramo, sabe que é uma pontuação que caracteriza cafés de alta qualidade”, afirma.

Finalistas Categoria Via Seca (em ordem alfabética e não classificatória)

Alexandre Costa de Souza – Córrego Neblina

Assildo Dias da Silveira – Cabeceira do Rio Pardo

David Paulino de Amorim – Córrego Santa Maria de Cima