Realizada primeira entrega do Programa Compra Direta de Alimentos em Ibatiba

Foi realizada nesta quinta-feira (4), em Ibatiba, a primeira entrega de cestas de alimentos do programa Compra Direta de Alimentos (CDA), numa parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). No município, o programa é realizado por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio.

Isso porque o CDA envolve agricultores familiares de Ibatiba que fornecem os alimentos para as cestas distribuídas a 60 famílias em situação de vulnerabilidade social e de insegurança alimentar e nutricional, por meio do Cras. Os alimentos também são direcionados par a Apae, Sociedade Pestallozi e Casa Lar. O objetivo é garantir o acesso a alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias a essas famílias, além de promover a inclusão social na zona rural, por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

São 20 agricultores familiares participando, sendo 11 mulheres, e serão investidos R$ 130 mil em recursos enviados pelo Governo do Estado, no período de novembro deste ano até outubro de 2022. São adquiridos produtos como abacate, abóbora, banana nanica, banana prata, banana da terra, batata baroa, batata doce, batata inglesa, broa de fubá, cebolinha verde, cenoura, chuchu, couve, feijão preto, fubá, inhame, laranja, mandioca, mel, milho verde, pão caseiro, pepino, pó de café, repolho e tempero (alho e sal).

A entrega dos alimentos aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, com todo processo sendo acompanhado e fiscalizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, como explica o secretário municipal de Assistência Social, Vanderlei Alves Ribeiro, que é o gestor do projeto. “A entrega foi feita na Secretaria de Agricultura, num trabalho em conjunto com nosso pessoal da Secretaria de Assistência Social”, destaca.

Também fazem parte da equipe técnica responsável a assistente social Natália Hubner Pereira de Souza, a membro do Conselho Municipal de Assistente Social, Ângela Karina Colombo, o zootecnista da Secretaria Municipal de Agricultura, William de Abreu Miranda, e a técnica de referência, Ramila Assis Faria Fonseca.

Tags:
#Programa #CDA #CompraDireta #Alimentos #GovernoDoEstado #Prefeitura #Ibatiba #Agricultores familiares #Agricultura #Assistência Social #Entrega |

Publicado em sexta-feira, 05 de novembro de 2021