Concurso de Qualidade de Café Arábica de Ibatiba premia vencedores na segunda (8)

Nesta segunda-feira (8), será realizado o evento que irá premiar os vencedores do Concurso de Qualidade de Café Arábica de Ibatiba 2021. A premiação acontecerá na Câmara de Vereadores, a partir das 18 horas. O concurso é uma promoção da Prefeitura de Ibatiba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, com o apoio e coordenação do Incaper.

O concurso, que tem como objetivo identificar, promover e premiar agricultores de café arábica de qualidade, além de incentivar a melhoria dessa qualidade para agregação de valor e conquista de mercado, vai distribuir o total de R$ 40 mil em premiação, sendo R$ 20 mil para cada categoria: via úmida – cafés descascados (cereja descascado) e despolpados (ou lavados) – e via seca (seco em terreiros, resultando em um café natural, com a casca).

Serão sete premiados em cada categoria, com o primeiro colocado levando R$ 5 mil, o segundo, R$ 4 mil, e o terceiro lugar, R$ 3,5 mil. O quarto lugar leva R$ 2,5 mil, o quinto fica com R$ 2 mil, o sexto ganha R$ 1,7 mil e o sétimo, R$ 1,3 mil

O concurso contou com uma etapa de prova de cafés que aconteceu de 20 a 29 de outubro. A divulgação dos sete finalistas, em cada categoria, vai ser feita nesta sexta-feira (5) e, nesta segunda (8), será realizado o evento que vai divulgar os vencedores do concurso.

A Comissão Julgadora foi composta por classificadores/degustadores de café, com experiência na área e aprovados pela Comissão Organizadora. Esta comissão é composta pelo secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Samuel Dias Damasceno, o coordenador do escritório do Incaper de Ibatiba, Cristiano de Oliveira Catheringe, o engenheiro agrônomo da Secretaria, Célio Raposo, o produtor de cafés especiais, Márcio José Gomes, o servidor aposentado do Incaper, José Clério Moratti Dalmonech, a articuladora do Senar na região, Késia Rodrigues de Freitas, e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibatiba, Marly Andrade da Silva Silveira.

Tags:
#Concurso #Qualidade #Café #Arábica #Prefeitura #Ibatiba #Agricultura #Incaper #Premiação #Categorias #Vencedores #ViaÚmida #ViaSeca |

Publicado em quarta-feira, 03 de novembro de 2021