Ação da Prefeitura de Ibatiba e SICOOB promove agendamento de mamografias

Nesta quarta-feira (27), a Prefeitura de Ibatiba, por meio do programa Ibatiba D’Elas e da Secretaria Municipal de Saúde, e o Sicoob atuaram em parceria, numa ação que vai disponibilizar 600 vagas para que mulheres do município façam mamografias. Uma tenda foi montada em frente à agência da cooperativa de crédito do município, para atender as mulheres que foram cadastradas e passaram por aferição de pressão.

A Prefeitura de Ibatiba informa que irá oferecer transporte para aquelas que tiveram suas mamografias autorizadas, todos os dias agendados para a realização dos exames que serão feitos em Iúna. “A Prefeitura vai oferecer o transporte, todos os dias, com duas vans, uma saindo de manhã e outra na parte da tarde, saindo de frente à agência do Sicoob”, adianta a secretária municipal de Saúde, Nilci Florindo.

A vice-prefeita e coordenadora do programa Ibatiba D’Elas, Criziane Moreno, acompanhou a ação, na parte da manhã e estava feliz com o número de mulheres que procuraram a tenda para agendar o exame. Ela destaca que a mamografia é muito importante para um diagnóstico precoce, no caso de câncer, e se chegar a cura. “O câncer de mama tem cura, em 90% dos casos, desde que seja diagnosticado precocemente, o que pode começar com autoexame em casa, observando qualquer anormalidade, para então procurar um médico, mas o exame é primordial para a prevenção”, destaca.

O gerente geral da agência do Sicoob, Paulo Alberto Lavarise, também estava satisfeito com o número de mulheres presentes, afirmando que a ação estava atendendo às expectativas, destacando que a iniciativa vai se estender até o final de dezembro, com o objetivo de atender  as 600 mamografias, em parceria com a Prefeitura. “Como cooperativa, esse é nosso papel, porque aonde existe uma cooperativa, a sociedade, as comunidades têm mais perspectiva de qualidade vida, de saúde, inclusive, saúde financeira melhores”, afirma.

Servidoras

Nesta quinta-feira (28), Dia do Servidor Municipal, a tenda montada em frente à agência do Sicoob, vai atender, durante o dia inteiro – das 9 às 17 horas –, exclusivamente, servidoras municipais, para agendamento de mamografias, dentro da campanha Outubro Rosa. Assim como aconteceu nesta quarta, serão atendidas servidoras dentro da faixa etária entre 45 e 69 anos. Abaixo de 45 anos, só podem requerer o exame se for indicada necessidade por meio de ultrassom.

Quais são os sintomas do câncer de mama

- Caroço (nódulo), geralmente, indolor.

- Alterações no bico do peito (mamilo).

- Pelo da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

- Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

- Saída de líquido anormal das mamas.

Tags:
#Prefeitura #Ibatiba #Sicoob #Tenda #Mamografia #Prevenção #CâncerdeMama #OutubroRosa #SaúdedaMulher #SecretariadeSaúde #IbatibaDelas #Preventivo |

Publicado em quinta-feira, 28 de outubro de 2021