Qualificar/ES e Ibatiba D’Elas: qualificações iniciadas nesta terça no Campus do Ifes

Foram iniciados, nesta terça (28), cursos do programa Qualificar/ES, do Governo do Estado, por meio do programa Agenda Mulher, que estão acontecendo no Campus do Ifes – Ibatiba, numa parceria da Prefeitura de Ibatiba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o projeto Ibatiba D’Elas. O município está oferecendo cursos, também, dentro do programa Futuro de Oportunidades – Ocupa Juventude – novo programa municipal de estágio.

A abertura dos cursos contou com a presença da vice-prefeita Criziane Moreno, coordenadora do Ibatiba D’Elas, e da assessora de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Ibatiba, Luana Noia. Foram iniciados os cursos oferecidos apenas para as mulheres, numa parceria com o projeto Ibatiba D’Elas, do município, sobre preparação de massas e de maquiagem, no turno da manhã, e de preparação de salgados e de design de sobrancelhas, na parte da tarde, todos com 120 horas/aula. Também começam os cursos de confeitaria e de maquiagem, para o turno da noite, os dois com 90 horas/aula.

Cada um dos cursos conta com 15 participantes que efetivaram a matrícula neste primeiro dia de aula, quando entregaram a documentação necessária, para a conferência dos dados, de acordo com a lista de classificados. Serão em torno de dois meses de aula. O curso de maquiagem está sendo ministrada pela instrutora Karla Cruz, de Vitória, enquanto o curso de preparação de massas está sendo ministrado pela instrutora Cecília Rodrigues, de Pernambuco.

A vice-prefeita Criziana Moreno destaca que as mulheres que estão participando dos cursos sairão deles capacitadas, com uma profissão, possibilitando agregar valor à renda da família. “Temos buscado muito a inovação, por meio do programa Ibatiba D’Elas, para dar oportunidade às mulheres do município, com oferecimento desses cursos, estimulando o empreendedorismo e a geração de emprego”, afirma.

O secretário municipal de Assistência Social, Vanderlei Alves Ribeiro, também coloca que os cursos são uma oportunidade ímpar para as mulheres do município adquirirem renda. “E tenho que agradecer ao empenho da equipe do Ibatiba D’Elas, na pessoa da vice-prefeita Criziane Moreno, além de parabenizar o Governo do Estado e o Governo Municipal por um projeto tão grandioso”, enfatiza.

Entre as pessoas presentes, estava Dilcineia Pacheco que não é uma das inscritas no curso de Maquiagem, mas estava ali para acompanhar a filha, de 22 anos, que é portadora de necessidades especiais. “Ela quer muito fazer, mas quando chega na hora, ela fica um pouco travada, porque ela tem a locomoção motora lenta, o que dificulta a ela andar, por exemplo”, conta. “Ela fica tímida, então, eu preciso estar junto dela, para motivar e dar segurança a ela”, completa, dizendo que estava muito feliz pela oportunidade que estava dando à sua filha.

Já a aluna do curso de Preparação de Massas Andrea Heberth Peisino, disse que está buscando a oportunidade há muito tempo, para colocar um sonho em prática que é se dedicar ao preparo de  massas, inclusive, uma parte pouca explorada na região que é atender a um público que tem limitações para consumir o produto, por causa de problemas de saúde. “É o caso dos diabéticos que não podem comer uma massa comum, como é o caso de alguns amigos, e eu quero me dedicar a esse público também”, destaca.

Tags:
#Prefeitura #Ibatiba #QualificarES #Cursos #CampusIfes #GovernodoEstado #AgendaMulher #IbatibaDelas #FuturodeOportunidades #Abertura |

Publicado em terça-feira, 28 de setembro de 2021