PREFEITURA MUNICIPAL DE IBATIBA - ES - Link para página inicial

Ibatiba continua com nota A na Gestão Fiscal na avaliação do Tesouro Nacional

O município de Ibatiba continua classificado com nota A, dentro da análise de Capacidade de Pagamento (Capag), do Tesouro Nacional. Essa análise apura a situação fiscal de estados e municípios que querem contrair novos empréstimos com garantia da União, apresentando de forma simples e transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional.

A metodologia do cálculo é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Logo, avaliando o grau de solvência (capacidade de cumprir compromissos), a relação entre receitas e despesa correntes e a situação de caixa, é feito um diagnóstico da saúde fiscal do estado ou município.

O município de Ibatiba conseguiu nota A nos três indicadores da Capag, demonstrando que a saúde do fiscal do município é ótima. “Isso demonstra nossa organização administrativa, iniciada em 2017, o que tem nos facilitado cumprir muitos compromissos importantes para a gestão fiscal”, afirma o prefeito Luciano Pingo.

Na página do Tesouro Nacional, na parte da Capag (https://www.tesourotransparente.gov.br/temas/estados-e-municipios/capacidade-de-pagamento-capag) é possível acessar as informações referentes a Ibatiba e os demais municípios do Estado. Inclusive, os valores utilizados nos cálculos dos indicadores.

Assessoria de Comunicação

Tags:
#Prefeitura #Ibatiba #NotaA #Análise #Capag #CapacidadedePagamento #TesouroNacional #SituaçãoFiscal #Estados #Municípios #Endividamento #PoupançaCorrente #ÍndiceLiquidez |

Publicado em terça-feira, 21 de setembro de 2021

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço:
Rua Salomão Fadlallah, 255 - Centro, 29395-000

Horário de Expediente:
Seg - Sex, 08h00 às 17h00
Telefone(s):
(28) 3543-1654

E-mail:
ouvidoria@ibatiba.es.gov.br

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.