Incêndios criminosos em Ibatiba colocam em risco ecossistema, servidores e moradores

Neste sábado (18), como tem acontecido nos últimos dias e semanas, uma equipe da Prefeitura de Ibatiba que colabora com a prevenção de incêndios, junto com o carro-pipa do município, foi acionada por moradores do bairro Brasil Novo para apagar mais um incêndio no Horto Florestal do município. Os incêndios têm se multiplicado, não só em áreas próximas ao perímetro urbano, mas também na zona rural, como aconteceu neste domingo (19), na comunidade do Facão. Em alguns deles a equipe da Prefeitura consegue debelar as chamas, mas houve casos em que foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros.

Só neste mês de setembro, a Prefeitura já registrou quase 20 ocorrências de incêndios que têm sido identificados como criminosos, como informa a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo. Neste último caso mesmo, no Horto Florestal, as chamas eram de média altura, mas não havia como chegar com carro-pipa até onde estavam as chamas, como conta o servidor Willian Dias Soares, um dos colaboradores em combater os incêndios. “Por isso, a gente decidiu isolar o fogo, para o mesmo não chegar até as casas próximas e, então, fizemos uma aceiro que conseguiu impedir a propagação do incêndio”, explica.

Na noite de sexta-feira (17), a equipe da Prefeitura precisou chamar o Corpo de Bombeiros para combater um incêndio que tomou conta de uma mata próxima ao bairro São José, perto da torre de uma empresa de internet da cidade, em mais um caso em que foi possível constatar que se tratava de um incêndio criminoso. Neste incêndio, as labaredas chegaram a aproximadamente 3 metros de altura em alguns pontos, mas com o apoio e trabalho da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o incêndio foi controlado, sendo utilizados 21 mil litros de água em mais de três horas de trabalho.

Essa precaução de não entrar com o carro-pipa e também chamar os bombeiros, em certas situações, se faz necessário para evitar o que aconteceu no último dia 10, um sábado. A equipe se deparou com um incêndio no Horto Florestal e, no atendimento da ocorrência, os colaboradores, junto com os caminhões, se viram cercados pelo fogo, com labaredas de até 4 metros de altura. O Corpo de Bombeiros foi acionado e tudo acabou bem. “Mas quem coloca fogo não sabe o risco que corremos para fazer esse trabalho, até na hora de precisar subir com o caminhão carregado de água nos locais de difícil acesso no Horto, por exemplo”, conta Willian Soares.

Diante dessa situação, o secretário municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Geilson Dias Tomaz, publicou nota nas redes sociais pedindo à população que não coloque fogo em lixo, principalmente, perto de reservas de matas e matagais. “Estamos num período de seca e, por isso, peço para que evitem colocar fogo por qualquer motivo e a colaboração da população, também, para que, em caso de incêndio criminoso, faça a denúncia anônima, para que os possíveis culpados sejam punidos”, pede o secretário.

Geilson destaca a grande quantidade de ocorrências de incêndios registradas. “Inclusive, no final de semana passado, o nosso Horto Florestal sofreu por duas vezes consecutivas ocorrências de queimadas que provocam perdas irreparáveis ao ecossistema (fauna e flora)”, enfatiza, fazendo questão de agradecer a todos os colaboradores que trabalham no combate aos incêndios, em especial aos servidores Willian Soares e Jerry Adriane – que sempre realizam esse trabalho, além da atuação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Espírito Santo. “Além do prefeito Luciano Pingo que não mede esforços e nem recursos para combater esses incêndios, estando sempre atendo às questões ambientais”, conclui.

Em caso de incêndio, a pessoa pode entrar em contato com a Defesa Civil do Município de Ibatiba pelo número (28)99955-7763. Denúncias sobre incêndios criminosos também podem ser feitas neste número. A pessoa não precisa se identificar para fazer a denúncia.

Tags:
#Incêndios #Prefeitua #Ibatiba #CarroPipa #HortoFlorestal #ZonaUrbana #ZonaRural #Bombeiros #Risco #PolíciaMilitar #Ocorrências |

Publicado em terça-feira, 21 de setembro de 2021