Ibatiba lança o projeto Causos, Calangos e Prosas ao vivo pela internet

Um resgate de tradições da cultura tropeira marcou a noite de sexta-feira (10), em Ibatiba. A Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Cultura e Turismo e de Agricultura, Indústria e Comércio, realizou a "live" de lançamento do projeto Causos, Calangos e Prosas da Terra dos Tropeiros, dentro da programação da Semana do Tropeiro e do Carreiro.

A estrutura e cenário para a transmissão ao vivo pela Internet foram montados em frente ao Museu do Tropeiro Salomão José Fadlalah, onde artistas e personagens da cultura tropeira se apresentaram cantando, tocando e dançando. A apresentação ficou por conta do secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Samuel Dias Damasceno, que também ficou responsável em contar causos de Ibatiba.

Passaram pelo palco artistas de várias gerações, como é o caso dos Irmãos Deolindo - Sebastião (81 anos) e Antônio (71 anos) - e os primos Vitor Vieira de Amorim (16 anos) e Eduardo "Dudu" Gomes Amorim (13 anos). As duas duplas deram show tocando modas antigas, inclusive uma que fala da emancipação de Ibatiba - caso dos Irmãos Deolindo - e também sertanejo - por conta de Vitor, no violão, e Dudu, no acordeon.

Também se apresentaram artistas tradicionais como Maria do Boi, Antônio do Artiminio, Dona Cicinha, Helino do Sinale e João Aranha, além da influencer digital rural, Milena Sangi, e seu parceiro Davi. A festa foi encerrada com a apresentação do grupo de Manzuca - dança sertaneja que era praticada pelos antigos moradores de Ibatiba de raízes tropeiras.

O prefeito Luciano Pingo estava presente, acompanhado da vice-prefeita Criziane Moreno, o presidente da Câmara, vereador Fernando Vieira, e os vereadores Jorci Sangi, João Pedro Salgado, Elias Cândido da Silveira - Lili, Emiliane Lázaro, Ivanito de Oliveira, João Brito - Jango, João Paulo Costa - Paulinho do Eucalipto, Leonardo Alexandrino e Roberto "Magnético" Chaves. Além dos secretários municipais de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Geilson Tomaz, e de Administração, Gecinete Pimentel.

O prefeito Luciano Pingo explicou que o principal objetivo do projeto Causos, Calango e Prosas é catalogar as pessoas que fazem parte e conservam as tradições do tropeirismo. "Não podemos perder isso, e mostrar para o Brasil e o mundo, além das futuras gerações", disse. "Muitos partiram e não tivemos a chance de guardar suas histórias", completou.

A vice-prefeita Criziane Moreno também ressaltou que não se pode deixar a história se apagar. Ela destacou o empenho de colaboradores que não mediram esforços para que o projeto aconteça. "Depende do esforço muito grande de colaboradores incansáveis", disse, além de agradecer às mulheres que estavam presentes com seus produtos na feira que também foi montada ao lado da estrutura da live.

Tags:
#Prefeitura #Ibatiba #Causos #Calangos #Prosas #Cultura #Turismo #Live #Aovivo #Internet #Agricultura #Museu #Tropeiro #Semana |

Publicado em segunda-feira, 13 de setembro de 2021