Empreendedores de Ibatiba animados com rota turística elogiam audiência pública

Empreendedores que fazem parte do setor turístico, como restaurantes, hospedagem e lazer, estavam presentes à audiência pública sobre a implantação da Rota da Cerveja Artesanal e do Café de Qualidade no Caparaó Capixaba realizada pela Câmara de Vereadores, na noite desta quinta-feira (9). A audiência fez parte da programação da Semana do Tropeiro e do Carreiro, promovida pela Prefeitura de Ibatiba. O encontro aconteceu no plenário do Legislativo Municipal, reunindo também autoridades de Ibatiba e região.

Muitos empreendedores da cerveja artesanal, cafés especiais e tantos outros segmentos que fazem parte do setor turístico, como restaurantes, hospedagem e lazer, estavam presentes à audiência pública. Este é o caso de Rosângela Alcântara Toledo, uma das proprietárias do Restaurante Vó Rosinha que completa 15 anos este mês de setembro. Ela destaca a importância da criação da Rota. “Tenho certeza que essa audiência vai abrir novos caminhos, vai ser uma retomada, dando força para cada um dos empreendedores”, disse.

Entre os cervejeiros artesanais, há muita animação quanto a criação da Rota da Cerveja Artesanal e do Café de Qualidade. Um dos mais animados é Carlos Eduardo Trindade Rodrigues, da Panzert Cervejaria Artesanal. “Está sendo criado um movimento que não vai só atender a cerveja artesanal e café especial, mas todos os envolvidos com o setor, para toda a população porque vai trazer rentabilidade e visibilidade para o município, e estamos aqui para impulsionar e trabalhar juntos nisso”, afirmou.

Já Marlon Hubner Gonçalves, da Love Land Cervejaria Artesanal, vê tudo como uma oportunidade dos empreendedores se unirem e alavancarem o turismo em Ibatiba. “É uma grande oportunidade de união para alavancarmos o turismo em Ibatiba, com o apoio do governo e do município, vamos ter tudo para fazer um grande trabalho”, colocou.

Proprietário da primeira cerveja artesanal de Ibatiba, a Verla, José Clério Moratti Dalmonech, que trabalhou por muitos anos dentro do setor agrícola do município, destaca que Ibatiba sempre se destacou na qualidade do café e, agora, as cervejas. “Isso é muito importante porque é uma maneira de divulgar o que Ibatiba tem, trazendo os turistas, aumentando arrecadação, empregos, renda, o município só tem a ganhar”, enfatizou.

Márcio José Gomes é dono de uma propriedade rural na comunidade de Bonsucesso, no município de Iúna, mas que tem sua vida ligada a Ibatiba. E por esses dois motivos, vê como uma grande oportunidade, para aproveitar o crescente consumo mundial de cafés especiais. “O consumidor está vindo nas propriedades buscar o produto e essa iniciativa do poder público vai facilitar a divulgação do que temos para oferecer, fazendo intercâmbio entre o produtor e o consumidor, o que só vai trazer benefícios para todo o município, porque a roda da economia gira para todos”, ressaltou

Responsáveis pela, atualmente, principal festa de Ibatiba, o Motofest, os grupos de motociclistas também estavam presentes para participar da audiência pública. O coordenador da facção Caparaó Capixaba Bodes do Asfalto e tesoureiro da Associação de Motociclistas de Ibatiba (Ama Ibatiba), Gilvane Trindade, lembrou que o turismo começou a ser fortalecido com as Mostras do Caparaó que parou, mas a Geturi retomou esse movimento e, agora, o Motofest que traz motociclistas do Brasil inteiro. “O que pudermos fazer de eventos, agregando setores diferentes, o município só vai ter a ganhar”, afirmou.

Tags:
A audiência fez parte da programação da Semana do Tropeiro e do Carreiro | promovida pela Prefeitura de Ibatiba. |

Publicado em sexta-feira, 10 de setembro de 2021