PREFEITURA MUNICIPAL DE IBATIBA - ES - Link para página inicial

Semana do Tropeiro de Ibatiba foi aberta com prosa sobre associativismo

A Semana do Tropeiro, em Ibatiba, foi aberta nesta quarta-feira (8), com a realização de uma prosa sobre “Associativismo”, dentro da programação que segue até domingo (12), organizada pela Prefeitura. A palestra aconteceu na Tenda do Cras do município e foi ministrada pela diretora do Convention Bureau das Montanhas Capixabas, Andreia Rosa, contando com a presença de diversos empreendedores do turismo rural de Ibatiba.

Presente à reunião, o prefeito Luciano Pingo deu as boas vindas aos presentes e acentuou a importância do que seria apresentado na palestra. O que também foi ressaltado pela vice-prefeita Criziane Moreno que destacou o potencial que o município possui para se tornar um município turístico. “A gente tem potencial e o que mostrar, por isso, precisamos aproveitar essas oportunidades”, disse.

Já a secretária municipal de Administração, Gecinete Pimentel, que atuou como assessora do  Convention Bureau das Montanhas Capixabas, destacou como a associação cresceu, o que, segundo ela, mostra a necessidade dos empreendedores também trabalharem em união, em associativismo. “Temos que nos unir e discutir formas de trabalharmos juntos em prol do turismo de nossa região, porque o Consórcio Caparaó não pode ser uma estância de governança mais”, disse. “Por isso, trouxemos a Andreia, para mostrar que associação, poder público e terceiro setor podem trabalhar juntos”, completou.

Em sua palestra, Andreia Rosa apresentou o Convention Bureau das Montanhas Capixabas, falando sobre seus objetivos e a estrutura existente em Pedra Azul. A organização, que reúne nove municípios, é uma instância de governança que trabalha na captação e geração de eventos que tragam recursos e desenvolvimento para o turismo rural. Faz isso, trabalhando a gestão da promoção do turismo na região, na captação de recursos, disseminação de conhecimento técnico, apoio e capacitação dos empreendimentos (com cursos e treinamentos) e formação de grupos de trabalho para envolver a sociedade.

Após a palestra, Andreia respondeu a perguntas dos empreendedores ibatibenses presentes, incluindo representantes da Associação de Gestão do Turismo Rural de Ibatiba (Geturi). Ela recebeu uma cesta com produtos do agroturismo do município e uma lembrança do Monumento ao Tropeiro.

Depois, membros da diretoria da Geturi, Rosângela Alcântara Toledo e Luzitana Miranda Salgado Ribeiro, também falaram aos empreendedores presentes sobre a trajetória da associação e explicaram como eles podem se filiar, destacando a importância da união de todos os empreendimentos para o fortalecimento do turismo em Ibatiba.

Estavam presentes empreendedores dos setores de cafés especiais, cerverjarias, defumados, charcutaria, restaurantes, pousadas, lazer, imóveis e construção.

A programação da Semana do Tropeiro de Ibatiba segue:

9/9 (5ª feira)

19h - Audiência Pública sobre a implantação da Rota da Cerveja Artesanal e do Café de Qualidade no Caparaó Capixaba – Câmara Municipal.


10/9 (6ª feira)

19h - Live de lançamento do Projeto “Causos, Calangos e Prosas da Terra dos Tropeiros” – no Museu dos Tropeiros.


11/9 (Sábado)

16h - Rancho Móvel - Saída do Bairro Ipê.


12/09 (Domingo)

6h - Alvorada do Projeto Encantos dos Tropeiros (SCFV/CRAS).

9h - Caminhada Rural nas ruas do Rusário.

Assessoria de Comunicação

Tags:
#Semana do Tropeiro #Prefeitura #Ibatiba #Prosa #Associativismo #Programação #Palestra #Convention Bureau #Montanhas Capixabas #Geturi #Empreendimentos #Turismo |

Publicado em quinta-feira, 09 de setembro de 2021

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço:
Rua Salomão Fadlallah, 255 - Centro, 29395-000

Horário de Expediente:
Seg - Sex, 08h00 às 17h00
Telefone(s):
(28) 3543-1654

E-mail:
ouvidoria@ibatiba.es.gov.br

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.