Secretário do Estado fala sobre Ética no Serviço Público para servidores de Ibatiba

O secretário de estado de Controle e Transparência, Edmar Moreira Camata, esteve em Ibatiba, na manhã desta sexta-feira (27), para proferir uma palestra dirigida aos servidores municipais. A palestra aconteceu no auditório da Escola Municipal Eunice Pereira Silveira, obedecendo protocolos de higiene e prevenção contra o novo Coronavírus, e teve como tema a “Ética no Serviço Público”.

A palestra foi aberta pela controladora geral do município, Andressa Pereira da Silva, já que a foi promovida pela Prefeitura de Ibatiba, por meio da Controladoria Geral. Ela deu as boas vindas aos servidores presentes e ressaltou a importância do tema que foi abordado pelo secretário.

Já o prefeito Luciano Pingo lembrou que o secretário é sobrinho do saudoso ex-governador Gerson Camata e também destacou a importância do tema abordado, colocando que o Governo do Estado era um exemplo e um grande parceiro para os municípios. “Leve a nossa gratidão e amizade ao governador Renato Casagrande”, pediu o prefeito, ao secretário. “E que a palestra seja proveitosa, porque estamos aqui para aprender e ensinar uns aos outros”, colocou.

O secretário Edmar Camata, antes de começar a parte técnica da palestra, enfatizou que não tinha ligação com a política, apesar de ser sobrinho de Gerson Camata, e que é Policial Rodoviário Federal (PRF). Ele disse que começou a lidar com o assunto em questão quando participou a ONG Transparência Capixaba, num trabalho voluntário, na busca de uma maior participação da população. “E foi como secretário, durante a pandemia, que fui entender o que é o setor de saúde, ao mesmo tempo em que a sociedade descobriu os profissionais de saúde, a quem devemos muito”, disse.

Camata ressaltou que as classes mais ricas do Brasil descobriram o SUS, ao serem atendidos pelo Sistema Único de Saúde. “E aqui no Espírito Santo, agora, podemos confirmar a decisão acertada de não montarmos hospitais de campanha, o que teve total apoio de nossa Secretaria, e agora vemos denúncias em outros estados, enquanto aqui investimos em mais leitos na rede hospitalar, o que vai ficar de legado, depois que tudo passar”, disse.

Após destacar que o Estado é responsável por 20% das condenações por crimes de corrupção do País, ele se aprofundou no tema da palestra que contou com a presença de dezenas de servidores e de secretários municipais. Também estavam presentes a secretária municipal de Administração, Gecinete Pimentel, a secretária municipal de Educação, Solange Assis, e a secretária municipal de Saúde, Nilci Florindo, entre outros.

Tags:
#Secretário #Secont #Ética #Serviço Público #Servidores #Prefeitura #Ibatiba #Controle #Transparência #Camata |

Publicado em sexta-feira, 27 de agosto de 2021