Mulheres da zona rural participam de curso sobre associativismo dentro do Ibatiba D’Elas

Numa promoção do Sindicato dos Produtores Rurais de Iúna e Ibatiba, em parceria com o Senar, com o apoio da Prefeitura de Ibatiba, por meio do projeto Ibatiba D’Elas, mulheres da comunidade rural de Pontal estão participando de um curso sobre associativismo e cooperativismo. O curso está acontecendo em uma sala da Escola Municipal José Luis Gomes Dias e foi aberto na manhã desta terça-feira (24), seguindo até quinta (26).

O curso foi aberto pela representante do Sindicato de Produtores e mobilizadora do Senar ES, Kesia Rodrigues de Freitas. Ela deu as boas vindas às participantes do curso e aproveitou para enfatizar a importância da Guia do Produtor Rural, já que 0,2% do valor do produto guiado ajuda a financiar cursos como o que está acontecendo, além de colocar o Sindicato à disposição das mulheres. “Estamos de portas abertas e o que pudermos atender, estaremos sempre à disposição”, disse.

A secretária municipal de Administração da Prefeitura, Gecinete Pimentel, estava na abertura do curso e falou sobre a importância das mulheres adquirirem conhecimento, na busca de seu empoderamento e conquista de espaço no mercado de trabalho. “Nossa mente quando expande ao receber conhecimento nunca mais volta ao que era antes”, afirmou.

Também presente, a assessora de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Ibatiba, Luana Noia, falou sobre o que é o projeto Ibatiba D’Elas. Ela ressaltou que o maior objetivo é o empoderamento das mulheres do município, lhes oferecendo opções para aumento da geração de renda pessoal e familiar, além de combater todos os tipos de violência contra as mulheres. “Por isso, aproveitem muito bem o que vai ser passado neste curso”, disse.

O curso sobre Associativismo e Cooperativismo, que conta com a participação de oito mulheres, está sendo ministrado pela instrutora do Senar ES, Luciano Schaeffer, que também ressaltou a importância de se obter conhecimento. “O que a gente aprende, ninguém tira de nós”, concluiu. Mais cursos vão acontecer em outras comunidades, sempre com o apoio da Prefeitura, por meio do projeto Ibatiba D’Elas.

Tags:
#Mulheres #Comunidade #Rural #Curso #Associativismo #Prefeitura #Ibatiba D’Elas #Pontal #Empoderamento #Geração de renda |

Publicado em quarta-feira, 25 de agosto de 2021