Estagiários da Prefeitura de Ibatiba participam de palestra do CIEE ES

Em comemoração ao Dia do Estagiário, a Prefeitura de Ibatiba realizou palestra, na manhã desta quarta-feira (18), promovida pelo Centro Integrado Empresa Escola (CIEE). A atividade foi realizada no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do município, e faz parte do programa Futuro de Oportunidades – Ocupa Juventude.

A palestra foi ministrada pela pedagoga Nádia Oliveira da Costa Mistura que falou sobre o “Atendimento in loco” do estagiário. Ela dissertou sobre a importância do estágio para a abertura de portas no mercado de trabalho, acentuando a oportunidade que é dada a uma pessoa quando assume como estagiário em uma empresa ou órgão público.

Antes da palestra, a secretária municipal de Administração, Gecinete Pimentel, deu as boas vindas para os estagiários presentes e apresentou a palestrante. E em seguida, a secretária municipal de Educação falou sobre a importância de um estagiário se especializar em uma área específica, citando a dificuldade de seu setor, por exemplo, conseguir profissionais que atuem na Educação Especial, como é o caso dos intérpretes de libras (para atender alunos deficientes auditivos) e para trabalhar com alunos autistas. “Não estão sendo encontrados profissionais nessas áreas”, disse.

Diante disso, a assessora da Prefeitura Ariana Amorim falou de sua experiência como uma pessoa que tem uma deficiência auditiva que lhe trouxe dificuldades na vida de estudante e profissional, já que, inclusive, é musicista, por causa da falta de um profissional específico, em algumas ocasiões. “Eu não nasci com deficiência auditiva e, por isso, precisei da ajuda de outras pessoas para me adaptar, então, vejo ser muito importante que existam profissionais especializados no atendimento de pessoas que precisem”, afirmou.

O programa Futuro de Oportunidades – Ocupa Juventude foi lançado no dia 11 de agosto deste ano e surgiu diante do sucesso do programa Futuro de Oportunidades – Transporte Universitário, premiado como o melhor programa de políticas públicas para a juventude da região sudeste do Brasil.

O Ocupa Juventude vai oferecer cursos e palestras para os jovens do município, incluindo cursos à distância para os estagiários, por meio do QualificarES, e também da Sedu que já autorizou cursos técnicos para acontecer na Escola Estadual Professora Maria Trindade de Oliveira, para a população. Também é projeto da administração a montagem de um polo presencial do QualificarES no Ifes de Ibatiba, onde também já estão acontecendo outros cursos, como é o caso dos cursos de Maquiagem, Confeitaria, Preparação de Massas, Preparação de Salgados e Design de Sobrancelhas, todos com inscrições abertas deste esta terça-feira (17) e que serão iniciados no dia 28 de setembro.

Tags:
#Estagiários #Prefeitura #Ibatiba #Palestra #CIEE #Futuro de Oportunidades #Ocupa Juventude #Estágio #Atendimento in loco #Especialização #Profissionais |

Publicado em quarta-feira, 18 de agosto de 2021